Japoneses recebem o Prêmio Nobel de Física

Nakamura, Amano e Akasaki desenvolveram o LED azul há 20 anos
Nakamura, Amano e Akasaki desenvolveram o LED azul há 20 anos

E o Prêmio Nobel de Física de 2014 vai para: Isamu Akasaki, Hiroshi Amano, Shuji Nakamura. Os cientistas japoneses foram anunciados como os laureados com o prêmio pela invenção do diodo emissor de luz azul, também conhecido como LED (em inglês, sigla para Light Emitting Diode).

Há 20 anos, o diodo emissor de luz azul foi desenvolvido pelos cientistas japoneses Akasaki, Amano e Nakamura. Pode não parecer, mas isso revolucionou a produção e o consumo de energia.

Até então os diodos capazes de emitir luz vermelha e verde já existiam, mas somente com a combinação com a luz azul foi possível gerar luz branca que permite a produção de lâmpadas com mais durabilidade e eficiência.

A eficiência da luz é medida em lumen por watt
A eficiência da luz é medida em lumen por watt

Se o século XX era iluminado pela luz incandescente, o século XXI é a era do LED. Hoje é possível encontrar a tecnologia aplicada em todos os lados.

Levando em consideração que cerca de um quarto do consumo de energia elétrica do mundo é usada para iluminação, o LED também contribui para a preservação do meio ambiente. Além das lâmpadas, grande parte das telas de computadores e de televisões são iluminadas por LED, flashes e telas de smartphones também adotam a tecnologia.

Você pode se interessar também por...