Prêmio Nobel japonês vem ao Brasil

Foto: tonegawalab.org

Foto: tonegawalab.org

O pesquisador japonês Susumu Tonegawa, Prêmio Nobel de Medicina, vem ao Brasil para participar do Simpósio Internacional de Imunologia, que acontece nos dias 5 e 6 de novembro, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Tonegawa recebeu o prêmio em 1987 por seus estudos sobre a origem genética dos anticorpos do sistema imunológico e hoje é diretor da RIKEN-MIT Center for Neural Circuit Genetics e da RIKEN Brain Science Institute. Em sua palestra, no dia 6 de novembro, o pesquisador deve falar sobre suas experiências pessoais de como montar institutos de pesquisa de excelência.

Além do pesquisador japonês, foram convidados outros profissionais de renome como o professor doutor Antonio Coutinho e a doutora Isabel Gordo, do Instituto Gulbenkian de Ciência, de Portugal; o professor Daniel Mucida, da Rockefeller University; o médico Sérgio Lira, do Mount Sinai School of Medicine; o médico Juan Lafaille, da Skirball Institute of Biomolecular Medicine os três dos Estados Unidos; a doutora Kathy McCoy, professora assistente de Imunologia das Mucosas do Department of Clinical Research, University of Bern, Suíça; a professora doutora Paola Minóprio, do Instituto Pasteur (França); e o pesquisador Masanobu Nanno, do Yakult Central Institute, no Japão.

Entre os imunologistas brasileiros estão o professor doutor Jorge Kalil, presidente da União Internacional das Sociedades de Imunologia, professor titular de Alergia Clínica e Alergia da Faculdade de Medicina da USP e diretor do Instituto Butantan; o professor doutor Luiz Vicente Rizzo, diretor de Pesquisa do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein; e o professor Alberto Nóbrega, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, os três ex-alunos dos cursos da Yakult.

Simpósio Internacional de Imunologia

Com o tema Microbiota e Imunidade, os maiores nomes da Imunologia brasileira e internacional estarão reunidos nos dias 5 e 6 de novembro no Teatro da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Os especialistas abordarão a importância do sistema imune para a saúde, o papel da microbiota intestinal para a imunidade, sistema imune e câncer, probióticos, saúde intestinal e imunidade, entre outros temas relevantes da área.

O evento é realizado pela Yakult em parceria com o Instituto da Criança da Universidade de São Paulo e com a FMUSP, e tem como principal objetivo comemorar os 30 anos do primeiro Curso & Simpósio Avançado de Imunologia realizado pela multinacional japonesa no Brasil, em 1986. O encontro também comemora os 80 anos do leite fermentado Yakult carro-chefe da empresa em todo o mundo – e os 120 anos de Amizade Japão-Brasil.

Ao longo de 10 anos 1986 a 1997 a multinacional japonesa realizou cinco edições de Cursos & Simpósios Avançados de Imunologia dirigidos a pesquisadores da área que buscavam aprofundar os conhecimentos. Neste período, mais de 2,5 mil especialistas participaram e muitos são os nomes de maior destaque e prestígio na Imunologia no Brasil e no mundo atualmente.

O interesse da Yakult pelo sistema imune se baseia no fato de que o intestino humano é responsável por 70% da imunidade do organismo e desempenha papel fundamental para a saúde. “É uma honra para a Yakult realizar este simpósio e poder reencontrar ex-alunos e colaborar para que novos pesquisadores participem”, afirma o presidente executivo da Yakult do Brasil, Ichiro Amano.

Quando começou suas pesquisas, em 1930, o médico Minoru Shirota, fundador da Yakult, já afirmava que o intestino saudável conduz à longevidade. Nestes 80 anos de pesquisas contínuas, os cientistas não só confirmaram a tese como demonstraram que o intestino humano pode colaborar para a saúde geral do organismo. Nossos esforços se concentram em demonstrar, cada vez mais, a importância do intestino saudável para a imunidade e a saúde, por meio de intensas pesquisas científicas, reforça o presidente da Yakult do Brasil, Eishin Shimada.

Simpósio Internacional de Imunologia

Quando: 5 e 6 de novembro de 2015
Horário: das 8h às 18h40 (dia 5) – das 9h30 às 15h (dia 6)
Onde: Teatro da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Endereço: Avenida Dr. Arnaldo, 455, Consolação, São Paulo, SP
Mais informações: simposioyakultimunologia.yakult.com.br

Você pode se interessar também por...