Campeões de futebol freestyle do Japão se apresentam no Brasil

Os atuais campeões do Campeonato Japonês de Futebol Freestyle estão no Brasil e vieram para mostrar toda a sua ginga neste momento em que as atenções estão voltadas para o esporte em terras tupiniquins.

Yu-J e Yosshi fazem parte do trio ALEG-Re e têm feito apresentações públicas em São Paulo desde o início da Copa. A próxima apresentação acontecerá durante o 17º Festival do Japão, na abertura do World Cosplay Summit Brasil (no palco principal), às 17h.

O grupo ALEG-Re, ou só “Aleg”, é um dos pioneiros de futebol freestyle no Japão e seu nome é um trocadilho entre as palavras “alegre” (português), e “leg” (do inglês, que significa perna).

Yosshi se inspirou no futebol de Ronaldinho Gaúcho
Yosshi se inspirou no futebol de Ronaldinho Gaúcho

Desde 2011, adquiriu a formação atual com Yosshi, Yu-J e I-zu que vêm ganhando espaço no esporte em competições, tanto na categoria individual quanto na de grupo. Para manter o domínio da bola e dos movimentos, eles treinam em média três horas por dia e misturam passes de bola com passos de dança e acrobacias nas apresentações.

“Há ocasiões em que batemos uma bola com os brasileiros. Nesses momentos, sentimos que o nível das pessoas em relação ao futebol (controle de bola) é bem alto. E como tem muitas pessoas alegres, nós somos contagiados e ficamos cada vez mais entusiasmados. Estamos adorando tanto que talvez não vamos conseguir voltar ao Japão. Mas pensando bem, vamos acabar voltando, pois queremos a comida do Japão”, brincam.

Yu-J se juntou a Yosshi e I-zu para completar a atual formação do ALEG-Re
Yu-J se juntou a Yosshi e I-zu para completar a atual formação do ALEG-Re

Yosshi disse que seu interesse pelo futebol freestyle vem da admiração por Ronaldinho Gaúcho. “Praticava futebol por hobby e, aos poucos, fui me interessando pelas diversas técnicas de controle de bola, pelo futebol espetáculo”, conta Yosshi.

Já Yu-J diz que gosta do estilo chamado Air Move e que se inspira no jogador húngaro FX que participou do campeonato Red Bull Street Style 2009.

“Normalmente, atuamos em trio, mas desta vez, viemos só nós dois, porque nós dois somos apaixonados pelo Brasil. Pelo jeito, o integrante que ficou no Japão, gosta tanto do Japão, que não conseguiu dar este salto até o Brasil. (na verdade, é porque ele tinha outros projetos, contratos, no Japão, neste período)”, contam ao explicar a ausência de I-zu.


Vídeo: ALEGCREW

Final do World Cosplay Summit 2014
Quando: 6 de julho de 2014
Horário: 17h
Onde: Palco Principal do 17º Festival do Japão
Centro de Exposições Imigrantes. Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo