Desfile de moda urbana japonesa

Kashihara traz peças de marcas japonesas, em primeira mão ao Brasil
Kashihara traz peças de marcas japonesas, em primeira mão ao Brasil

O desfile do Tokyo Fashion Festa São Paulo ~Brasilicious!~, com a realização da Fundação Japão e da Faculdade Santa Marcelina aconteceu no dia 27 de março com a apresentação de peças inéditas nas passarelas da moda trazidas pelo empresário Nichi Kashihara.

Nichi Kashihara divulga a moda urbana japonesa pelo mundoNichi Kashihara divulga a moda urbana japonesa pelo mundoKashihara trabalha com marcas que representam a moda urbana contemporânea japonesa e falou um pouco sobre os estilos gyaru e lolita que se estendem para além das roupas e acessórios e hoje se caracterizam quase como um estilo de vida.

O empresário explicou que tanto homens quanto mulheres aderem à esses estilos e que, em Tóquio, o centro das atenções está em Harajuku, onde os jovens seguidores de diversos estilos gostam de se encontrar.

“A primeira ideia era trazer este desfile para o São Paulo Fashion Week, mas por uma série de contratempos, infelizmente, não foi possível”, conta Kashihara. Esses estilos liberais característicos da moda pop e urbana japonesa refletem um contraste visível com o estilo de sociedade conservadora do Japão.

“O Japão é um país com muitas regras. As pessoas são muitos sensíveis ao olhar alheio, ao que as pessoas vão pensar. Isso causa muito estresse na sociedade. A forma que elas encontram para descarregar esse estresse é se vestindo de uma forma contrária ao que vivem no dia a dia. É uma forma de mostrar a sua personalidade, sua forma de pensar por meio daquilo que vestem. Mesmo depois que crescem e se tornam mais maduros eles não conseguem deixar isso de lado. Usam as roupas que os faz sentir bem para descarregar essa pressão da sociedade”, analisa Kashihara.

Desfile contou com apoio dos estudantes da Faculdade Santa MarcelinaDesfile contou com apoio dos estudantes da Faculdade Santa Marcelina
E esta não foi a primeira vez que ele veio ao Brasil. Há oito anos, Kashihara esteve em terras tupiniquins pela primeira vez e desde então passou a frequentar o São Paulo Fashion Week, o Rio Fashion Week. “Me senti muito à vontade aqui. Como a comunidade nikkei é muito grande em São Paulo, me senti muito próximo da minha terra natal”, disse.

Sobre a moda brasileira, Kashihara ainda comentou: “A particularidade da moda brasileira são as estampas e o uso de cores. Acho que essa originalidade, inclusive, poderia ser mais trabalhada nas roupas casuais, na moda urbana”.

Veja mais fotos do desfile na galeria


Fotos: Henrique Minatogawa e Rafael Salvador/ Nikko Fotografia