Empresas japonesas expõem produtos na Gift Fair

Produtos de Kyoto em exposição na Gift Fair de São Paulo
Produtos de Kyoto em exposição na Gift Fair de São Paulo

Empresas do setor de decoração e design especializadas em “moda casa” participaram da 48º Gift Fair e do 17º D.A.D (Salão Internacional de Decoração, Artesanato, Design), entre os dias 10 e 13 de março de 2014, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Durante o evento, a JETRO Brazil (Japan External Trade Organization) participou com o espaço “Pavilhão Japão” para expor produtos de 18 empresas japonesas que têm interesse em prospectar mercado no Brasil. Entre os produtos trazidos à feira, havia utensílios para cozinha, adornos, acessórios e artigos para presentes.

A Kinto, por exemplo, apresentou utensílios com design requintado como chaleiras de porcelana e cafeteiras de vidro com coador de aço-inox. A associação de empresas de artesanato de Kyoto, Kyoohoo (Kyoto Industrial Support Organization), apresentou aos brasileiros produtos como artigos de laca japonesa, da empresa Isuke; bonecas kokeshi, da Kimura Ohshido; acessórios budistas, da Kobori Butsugu; artigos de moda feitos com tecidos tradicionais japoneses, da Kyoto Maimu, Maruwa e Okumura Kikaku, além das cerâmicas da Tanigushi Seigado.

Masu que serve como copo para servir saquê e como porta-celular e amplificador de som
Masu que serve como copo para servir saquê e como porta-celular e amplificador de som

A Omi do Brasil Têxtil quer introduzir uma nova linha de produtos feitos com toalhas de alto padrão produzidos em Imabari, na província de Ehime. A empresa tem sede em Osaka e tem uma subsidiária em Lençóis Paulista, no interior de São Paulo, especializada na produção de fios de algodão.

Já a empresa Yoshikawa trouxe sua linha de copos térmicos de aço inoxidável polidos por artesãos da região de Tsubame, na província de Niigata. Têm interesse também em exportar a exclusiva linha de panelas de ferro que se destacam por serem leves e resistentes.

Toalha de mão de alta absorção e maciezToalha de mão de alta absorção e extremamente macia Entre as variedades de faca, a Serendipity trouxe as facas de aço damasco, feitas com 16 camadas de aço e forjadas artesanalmente, além da linha doméstica Sakai Ichiji.. A MAC, de Osaka trouxe modelos de facas com sulcos e feitas com teflon que contribuem para que alimentos não grudem na lâmina. A Fuji Cutlery, que já está presente em lojas de produtos orientais do Brasil, apresentou na feira novas linhas de facas para uso doméstico.

Para o diretor da JETRO, Kan Kurihara explicou que as empresas vêm boas perspectivas no Brasil. “O mercado brasileiro é grande, a população é grade, além disso a economia do país e o poder de compra têm crescido”, comentou. Para Kurihara, o consumidor brasileiro tem ficado mais seletivo e está valorizando cada vez mais a qualidade e o design diferenciado, que os produtos japoneses têm.

Em relação às participações em eventos semelhantes, como o Sial e o Equipotel, o diretor disse que as empresas fizeram bons negócios e que é uma boa oportunidade de encontrar novos importadores.

Clique em uma das imagens abaixo para visualizar a galeria


Fotos: Henrique Minatogawa/ Nikko Fotografia