Empresas japonesas expõem produtos na Gift Fair
Produtos de Kyoto em exposição na Gift Fair de São Paulo
Empresas do setor de decoração e design especializadas em “moda casa” participaram da 48º Gift Fair e do 17º D.A.D (Salão Internacional de Decoração, Artesanato, Design), entre os dias 10 e 13 de março de 2014, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Durante o evento, a JETRO Brazil (Japan External Trade Organization) participou com o espaço “Pavilhão Japão” para expor produtos de 18 empresas japonesas que têm interesse em prospectar mercado no Brasil. Entre os produtos trazidos à feira, havia utensílios para cozinha, adornos, acessórios e artigos para presentes.
A Kinto, por exemplo, apresentou utensílios com design requintado como chaleiras de porcelana e cafeteiras de vidro com coador de aço-inox. A associação de empresas de artesanato de Kyoto, Kyoohoo (Kyoto Industrial Support Organization), apresentou aos brasileiros produtos como artigos de laca japonesa, da empresa Isuke; bonecas kokeshi, da Kimura Ohshido; acessórios budistas, da Kobori Butsugu; artigos de moda feitos com tecidos tradicionais japoneses, da Kyoto Maimu, Maruwa e Okumura Kikaku, além das cerâmicas da Tanigushi Seigado.
Masu que serve como copo para servir saquê e como porta-celular e amplificador de som
A Omi do Brasil Têxtil quer introduzir uma nova linha de produtos feitos com toalhas de alto padrão produzidos em Imabari, na província de Ehime. A empresa tem sede em Osaka e tem uma subsidiária em Lençóis Paulista, no interior de São Paulo, especializada na produção de fios de algodão.
Já a empresa Yoshikawa trouxe sua linha de copos térmicos de aço inoxidável polidos por artesãos da região de Tsubame, na província de Niigata. Têm interesse também em exportar a exclusiva linha de panelas de ferro que se destacam por serem leves e resistentes.
Toalha de mão de alta absorção e extremamente macia Entre as variedades de faca, a Serendipity trouxe as facas de aço damasco, feitas com 16 camadas de aço e forjadas artesanalmente, além da linha doméstica Sakai Ichiji.. A MAC, de Osaka trouxe modelos de facas com sulcos e feitas com teflon que contribuem para que alimentos não grudem na lâmina. A Fuji Cutlery, que já está presente em lojas de produtos orientais do Brasil, apresentou na feira novas linhas de facas para uso doméstico.
Para o diretor da JETRO, Kan Kurihara explicou que as empresas vêm boas perspectivas no Brasil. “O mercado brasileiro é grande, a população é grade, além disso a economia do país e o poder de compra têm crescido”, comentou. Para Kurihara, o consumidor brasileiro tem ficado mais seletivo e está valorizando cada vez mais a qualidade e o design diferenciado, que os produtos japoneses têm.
Em relação às participações em eventos semelhantes, como o Sial e o Equipotel, o diretor disse que as empresas fizeram bons negócios e que é uma boa oportunidade de encontrar novos importadores.
Clique em uma das imagens abaixo para visualizar a galeria
Fotos: Henrique Minatogawa/ Nikko Fotografia