Apreciação das flores de ameixeira

Autan/ CC

Existem mais de 300 variedades de ameixeiras


A primavera é uma das estações do ano mais aguardadas pelos japoneses. O desabrochar das flores prenunciam o fim dos dias gelados do inverno e a chegada de uma época repleta de festividades.

A flor de cerejeira, ou sakura (桜), é o símbolo mais difundido da primavera japonesa, mas antes das cerejeiras, quem mostra todo o seu explendor nos parques da Terra do Sol Nascente é a flor de ameixeira, ou umê (梅) no hana.

Jumbo 185 USA/ CC

Tão delicada quanto a flor de cerejeira, a de ameixeira também tem uma vida curta. Nem todas geram frutos e o formato das pétalas também diferem de acordo com a variedade.

Existem mais de 300 variedades de ameixeira que dão flores em tonalidades que variam de vermelho a branco, com diferentes tons de rosa e algumas amarelas.

Durante o Período Nara (710-794), o termo “hanami” (que significa “apreciação das flores”) se referia às flores de ameixeira, mas hoje é associado às flores de cerejeira.

Muitos jardins com ameixeiras foram mantidos nas proximidades de santuários xintoístas Tenman-gu (dedicados a Michizane Sugawara, a deidade da educação), pois acredita-se que ele gostava muito desta árvore, que era usada como referência em muitos de seus poemas.

Ameixeiras e superstições

Michizane Sugawara foi um poeta e político de grande influência na corte imperial (na época do clã Fujiwara). Por questões de rivalidade de poder, Fujiwara enviou Michizane para um escritório do governo longe da capital Kyoto, em Daizafu). Dois anos depois, em 903, o poeta faleceu e neste período aconteceu uma série de desastres naturais no país que logo foi atribuída ao descontentamento de Michizane pelo julgamento injusto.

Oferendas começaram a ser feitas para acalmar o espírito do poeta, que acabou sendo nomeado Tenjin, a deidade dos estudantes. Na época dos exames escolares – que coincide com o florescimento das ameixeiras – , estudantes e pais costumam visitar os santuários tenman-gu, para pedir pelo sucesso nas provas.

Conheça locais para apreciar as flores de ameixeira no Japão

Por todo o território japonês, as ameixeiras começam a florescer no final do inverno como prenúncio da chegada da primavera. Alguns parques e templos ganham destaque e são uma ótima opção de passeio ao ar livre.

Continuação – páginas: 1 2 3 4 5

Clique para acessar a galeria de fotos

Páginas: 1 2 3 4 5

Você pode se interessar também por...