VIII Festival do Japão acontece na Paraíba

O VIII Festival do Japão na Paraíba, que aconteceu entre os dias 21 e 22 de setembro, vem crescendo a cada edição e apresenta um pouco mais da cultura japonesa à população de João Pessoa.

A Associação Cultural Brasil-Japão da Paraíba (ACBJ-PB) organizou o evento com atrações musicais de taikô e da cantora japonesa Kana Aoki, que faz uma mistura entre as músicas japonesa e brasileira. Entre as atividades culturais, os visitantes também participaram dos workshops de mangá, furoshiki, origami e ikebana.

As apresentações de kendô, jiujitsu e aikidô mostraram um pouco da cultura das artes marciais orientais e a demonstração de kyudô da professora Maiko Hiramoto também convidou participantes a experimentarem as técnicas e movimentos.
A garotada se divertiu com o concurso cosplay interpretando seus personagens favoritos no palco do festival e no pátio com os treinos com espadas.

“Aqui os jovens curtem muito mesmo a cultura. Temos escola com várias turmas, temos uns 3 eventos anuais (SuperHeroCon), HQPB e o nosso Festival, além de outras manifestações realizadas em escolas”, explica Geraldo Santos, diretor de comunicação da ACBJ-PB.

Entre palestras, workshops e comidas típicas como sushi, sunomono e yakissoba preparado pelas associadas, o público paraibano pôde se aproximar ainda mais da cultura japonesa com o festival.

Clique em uma das imagens abaixo para visualizar a galeria

Fotos: Dailson Almeida/JBC

Você pode se interessar também por...