Exposição mostra cenas do desastre de março de 2011
Vista da cidade de Ofunato, na primavera de 2011
Sobreviventes japoneses do desastre que atingiu a região de Tohoku, (nordeste do Japão), participaram de uma exposição que aconteceu durante o 16º Festival do Japão, em São Paulo. Três voluntários japoneses apresentaram fotos e vídeos exclusivos que retratam a devastação que ocorreu nas províncias mais atingidas. Yasuhiro Matsumoto, de Miyagi, Kayoko Owada, de Iwate e Kazuhiko Amano, de Fukushima vieram a convite da Federação das Associações de Províncias Japonesas no Brasil (Kenren).
O voluntário desse intercâmbio, Soichiro Yamamoto, explicou que o objetivo era fortalecer os laços e estimular a reconstrução das cidades. “Por mais que seja um tema pesado, eles têm vontade de transmitir a situação atual”, explicou. “Hoje essa região vive um período de reconstrução que parte do zero e caminha para o um (estágio primário). Já se passaram dois anos, mas ainda há muito o que ser feito nesse processo de recomeço”, destaca Yamamoto.
Yasuhiro Matsumoto vivia em Yuriage, a 700 metros da costa. No momento em que o tsunami invadiu a cidade, ele estava na sua casa e viu toda a destruição bem de perto. “Pensei que fosse morrer. Naquele momento, pude ver as outras casas da vizinhança sendo arrastadas. Fiquei com medo naquele momento, porque se a minha casa fosse arrastada, eu poderia morrer também”, contou. (leia entrevista no link)
Apesar de já terem se passado mais de dois anos desde o desastre, ainda há muito o que ser feito nas cidades. Matsumoto diz que acredita que pelo menos metade das pessoas que moravam nas regiões atingidas têm vontade de reconstruir suas cidades, mas já não tem mais vontade de morar perto do mar. Ao mesmo tempo, outra parcela da população quer voltar, “mas essa divisão de pensamentos também acaba atrasando o processo de reconstrução das cidades e, por isso, não dá para retornar”, analisa.
Clique em uma das imagens abaixo para visualizar a galeria
- Exposição apresentou imagens da devastação causada pelo terremoto e tsunami na região de Tohoku
- Miyagi: centro comercial de Ishinomaki, logo após a passagem do tsunami
- Miyagi: 4 meses depois, o fornecimento de água, energia elétrica e de gás já estava reestabelecido
- Miyagi: A força da água arrastou um navio para a cidade
- Miyagi: Outubro de 2011, o rei do futebol Pelé em visita à Natori
- Fukushima: 15 de abril de 2011, policial reza pelas vítimas no campo de buscas da cidade de Namie
- Fukushima: maio de 2011, a primeira usina nuclear de Fukushima fio danificada por explosão de hidrogênio, na cidade de Ookuma
- Fukushima: casas localizadas a 10 Km da usina nuclear de Fukushima, na cidade de Namie
- Fukushima: carros fazem fila para abastecer no posto de gasolina no dia 21 de março de 2011
- Fukushima: maratona na cidade de Iwaki, um ano depois do desastre
- Fukushima: Festival Tohoku Rokkannsai, reunindo festividades das seis províncias da região
- Fukushima: incêndio causado pela passagem do tsunami em Iwaki
- Iwate: devastação causada pelo tsunami no porto de Yuriage
- Iwate: equipe de resgate dos Estados Unidos colabora com as buscas na cidade de Ofunato
- Iwate: caminho improvisado para a passagem de pessoas na cidade de Rikuzen Takata
- Iwate: mar negro que invadiu a zona costeira de Rikusen Takata
- Iwate: A estação de trem da cidade de Ofunato foi tomada pelos escombros
- Iwate: Santuário Kamo serviu como refúgio para muitos sobreviventes da cidade de Ofunato
- Iwate: pedido de recuperação é escrito em tanzaku, no festival Tanabata da cidade de Rikuzen Takata