Novidades do mercado gastronômico japonês são apresentados na SIAL

Pavilhão do Japão apresentou empresas japonesas de alimentos
Pavilhão do Japão apresentou empresas japonesas de alimentos

A Japan External Trade Organization é uma organização sem fins lucrativos que tem o interesse em promover as exportações de produtos japoneses no mundo. Aqui no Brasil, a organização tem incentivado a vinda das empresas e a apresentação de novos produtos.

Pensando nisso, a JETRO montou o Pavilhão do Japão em sua primeira participação no SIAL (Salão Internacional de Alimentação para a América Latina), que aconteceu entre os dias 25 e 28 de junho, no Expo Center Norte em São Paulo. Nesse espaço, ficaram concentrados stands de empresas japonesas (médias e pequenas) que estão buscando espaço para difundir a culinária japonesa no mercado brasileiro.

A ideia do pavilhão era mostrar que, dentro da gastronomia japonesa, ainda existe uma gama de especificidades que ainda podem ser exploradas por aqui, entre produtos industrializados, doces, salgados, bebidas e condimentos.

Kani Kurihara, diretor do Departamento de Investimentos da Jetro explicou que o pavilhão tem como principal objetivo a expansão das marcas e que possam abrir espaço para que as empresas conheçam mais chefs, lojas e importadoras. “Foram feitos bons negócios durante as feiras”, explicou.

Takayoshi Oida apresenta os produtos da AidenshaTakayoshi Oida apresenta os produtos da AidenshaA empresa Aidensha apresentou, em seu stand, os produtos de condimentos granulados para temperar alimentos, como a pimenta vermelha granulada, o gengibre e o yuzu (fruta cítrica japonesa). Como os grânulos são extraídos da matéria-prima natural quando submetidas a baixas temperaturas, o representante comercial Takayoshi Oida explicou que cada condimento preserva o aroma e sabor naturais.

O estudante de nutrição, Cristiano Ferreira, que estava visitando a feira, explicou que tem interesse em conhecer a gastronomia oriental justamente pelos usos dos condimentos, “pelo aproveitamento das essências e das propriedades de cada ingrediente”, disse.

A empresa também apresentou o tonyu (leite de soja concentrado), vendido em embalagem longa vida para que as pessoas possam preparar o tofu (queijo de soja) em casa. Basta acrescentar o “nigari” (cloreto de magnésio usado para coagular o leite), cozinhar em banho-maria por dez minutos e ele fica pronto para o consumo. Segundo Oida, o tofu já bastante conhecido como prato da cozinha oriental mundo afora e, em breve, estará à venda no mercado brasileiro (inicialmente em São Paulo).

A empresa Futaba apresentou ao mercado a sua linha de temperos. O “dashi” é um fundo, ou caldo que dá o gosto umami à comida, bastante usado na culinária japonesa feito à base de alga kombu e peixe bonito seco. Para facilitar a produção na cozinha, a Futaba vende estes caldos em versões concentradas ou em pó e pode ser usado em sopas, cozidos, omeletes e outras preparações.

Veja as fotos da feira na galeira abaixo.

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Imagens: Henrique Minatogawa

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Fonte: BCB (24/04/2024)
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