Novidades do mercado gastronômico japonês são apresentados na SIAL
Pavilhão do Japão apresentou empresas japonesas de alimentos
A Japan External Trade Organization é uma organização sem fins lucrativos que tem o interesse em promover as exportações de produtos japoneses no mundo. Aqui no Brasil, a organização tem incentivado a vinda das empresas e a apresentação de novos produtos.
Pensando nisso, a JETRO montou o Pavilhão do Japão em sua primeira participação no SIAL (Salão Internacional de Alimentação para a América Latina), que aconteceu entre os dias 25 e 28 de junho, no Expo Center Norte em São Paulo. Nesse espaço, ficaram concentrados stands de empresas japonesas (médias e pequenas) que estão buscando espaço para difundir a culinária japonesa no mercado brasileiro.
A ideia do pavilhão era mostrar que, dentro da gastronomia japonesa, ainda existe uma gama de especificidades que ainda podem ser exploradas por aqui, entre produtos industrializados, doces, salgados, bebidas e condimentos.
Kani Kurihara, diretor do Departamento de Investimentos da Jetro explicou que o pavilhão tem como principal objetivo a expansão das marcas e que possam abrir espaço para que as empresas conheçam mais chefs, lojas e importadoras. “Foram feitos bons negócios durante as feiras”, explicou.
Takayoshi Oida apresenta os produtos da AidenshaA empresa Aidensha apresentou, em seu stand, os produtos de condimentos granulados para temperar alimentos, como a pimenta vermelha granulada, o gengibre e o yuzu (fruta cítrica japonesa). Como os grânulos são extraídos da matéria-prima natural quando submetidas a baixas temperaturas, o representante comercial Takayoshi Oida explicou que cada condimento preserva o aroma e sabor naturais.
O estudante de nutrição, Cristiano Ferreira, que estava visitando a feira, explicou que tem interesse em conhecer a gastronomia oriental justamente pelos usos dos condimentos, “pelo aproveitamento das essências e das propriedades de cada ingrediente”, disse.
A empresa também apresentou o tonyu (leite de soja concentrado), vendido em embalagem longa vida para que as pessoas possam preparar o tofu (queijo de soja) em casa. Basta acrescentar o “nigari” (cloreto de magnésio usado para coagular o leite), cozinhar em banho-maria por dez minutos e ele fica pronto para o consumo. Segundo Oida, o tofu já bastante conhecido como prato da cozinha oriental mundo afora e, em breve, estará à venda no mercado brasileiro (inicialmente em São Paulo).
A empresa Futaba apresentou ao mercado a sua linha de temperos. O “dashi” é um fundo, ou caldo que dá o gosto umami à comida, bastante usado na culinária japonesa feito à base de alga kombu e peixe bonito seco. Para facilitar a produção na cozinha, a Futaba vende estes caldos em versões concentradas ou em pó e pode ser usado em sopas, cozidos, omeletes e outras preparações.
Veja as fotos da feira na galeira abaixo.
Clique em uma das imagens abaixo para visualizar a galeria
- Espaço da JETRO no SIAL apresentou produtos novos ao mercado brasileiro
- Molhos com diferentes combinações de temperos são práticos e versáteis
- Produtos de natamame, ou feijão espada, produzido na província de Hyogo
- Condimentos em pó práticos para a finalização de pratos
- Sen, saquê tipo Seishu, da província de Tochigi
- Garu bai, saquê Junmai Ginjo, da província de Hyogo
- Pavilhão do Japão expôs estandes de empresas japonesas ao mercado brasileiro
- Degustação de saquês da Nihon Shurui Hanbai
- Degustação de molhos prontos da Igeta Shoyu
- Estudante de nutrição conhece as novidades da gastronomia japonesa que chegam no Brasil
- Representante da Kanesa, Kiyoshi Takada, explica os usos do missô
- Visitantes da feira assistem à palestra sobre os usos do missô (pasta de soja fermentada)
- Degustação de caldos concentrados da Futaba
- Molho concentrado pode ser usado em diversas preparações
- Degustação de molhos da Igeta Shoyu
- Aidensha traz ao mercado o leite de soja para preparo de tofu
- Tofu é preparado em banho-maria, na panela de cerâmica
- Takyoshi Oida, representante da Aidensha, apresenta o tofu preparado com o leite de soja Banrai
Imagens: Henrique Minatogawa