47 comidas para provar no Festival do Japão
41 e 42. SHIZUOKA – Unagi kabayaki e Chá verde
(sexta não abre)
- A província de Shizuoka é conhecida como grande produtora de chá verde. É lá que se concentra cerca de 40% de toda produção nacional de chá verde do Japão.
- É em Shizuoka também que está o lago Hamana, conhecido pelas enguias de água doce. A enguia é usada em diversos pratos da culinária local e um deles é o unagi kabayaki, que é o filé da enguia grelhada e temperada com um molho agridoce feito de shoyu e sake. O unagi é consumido principalmente durante o verão, em meados de agosto.
43. TOCHIGI – Utsunomiya gyoza
- O gyoza é um prato de origem chinesa mas Utsunomiya (capital da província) também é conhecida como a capital japonesa do gyoza, e importante produtora de nirá, ou cebolinha chinesa, que é o principal ingrediente do recheio do gyoza. Junto com o nirá, são picados repolho, alho e carne de porco, que são envolvidos com uma massa fina feita com farinha de trigo. O gyoza pode ser cozido, frito ou grelhado.
Outros: yakisoba, makizushi (sushi), amazake (bebida doce à base de sakê), inari zushi (sushi com ague – tofu frito)
TOKUSHIMA – gyoza, lamen (macarrão com caldo quente), tori karaage (frango frito), temaki, choux cream
44. TOKYO – Ebi kushikatsu
- Ebi Kushikatsu é um empanado de camarão. O kushikatsu pode ser feito com outros ingredientes como vegetais e outras carnes. O camarão é mergulhado em uma massa feita com farinha e depois empanado em flocos de pão (panko). Essa mistura é frita em imersão e servido com molhos variados ou catchup.
Outros: Kaminari yakisoba, gyudon (arroz com carne), anéis de cebola
45. TOTTORI – Daisen okowa
- Daisen okowa, é feito com mochigome (arroz japonês rico em amido), benishouga (gengibre em conserva), ervilha, nabo e takuan (tipo de picles japonês). O okowa da província de Tottori é conhecido por ser um dos melhores do país e tem esse nome (Daisen) em homenagem à montanha que é considerada sagrada – sua forma lembra o monte Fuji – e é o ponto mais alto da região de Chugoku (centro-sul do Japão).
Outros: tempurá, gyudon (arroz com carne temperada)
TOYAMA – sukiyakidon (sukiyaki com arroz), tempurá, koroke (croquete), misoshiru, annin dofu (tofu com amêndoas), doces de café
46. WAKAYAMA – Kansaifu Okonomiyaki
- O okonomiyaki é uma comida popular conhecida também como pizza ou panqueca japonesa. O nome do prato significa literalmente “grelhado ao seu gosto”, é feita com farinha, ovos e água que dão liga à mistura de verduras e carnes que geralmente são repolho, cebolinha e carne de porco. Depois de grelhado na chapa, o okonomiyaki é finalizado com molho agridoce, maionese, alga aonori, lascas de peixe seco (katsuobushi).
As variedades de okonomiyaki mais famosas no Japão são a de Hiroshima e a da região de Kansai. A principal diferença entre os estilos é a forma de montagem e a presença de macarrão.
YAMAGATA (sexta não abre) – shiso maki (sushi com folhas de shiso), pastéis, tempurá, gyoza e tsukemono (conserva), bento
47. YAMAGUCH – Choshu tempurá
(sexta não abre)
- Choshu era um antigo domínio feudal do período Edo (1603-1867), que hoje faz parte da província de Yamaguchi. O tempurá é uma mistura feita com legumes, algum tipo de carne (geralmente camarão), farinha de trigo, ovo e água. o tempurá é frito em imersão, em óleo bem quente – o que garante a crocância do petisco.
Outros: ichigo daifuku (massa de araruta com recheio de morango e feijão doce), bari bari soba (yakisoba crocante)
48. YAMANASHI – Houtou
- O Houtou é uma sopa feita com macarrão tipo udon, abóbora japonesa, cenoura, inhame, cogumelo shiitake, cebolinha, pernil, hondashi (tempero à base de peixe, misso (pasta de soja fermentada), kamaboko (massa de peixe) e temperos especiais. O prato é chamado de “sopa dos samurais” porque diz-se que no século XVI, um dos maiores senhores feudais do Japão, Takeda Shingen, costumava fazer Houtou para dar energia a seu exército de samurais.
Outros: temaki, nikuman (pão chinês), temaki, udon (macarrão com caldo quente)
Estandes de entidades sociais
A praça de alimentação tem espaço para entidades sociais que atendem a comunidade nipo-descendente. Cada uma também participa com pratos típicos da culinária japonesa.
CARMO SAKURA – Yakisoba, sakura mochi (doce de feijão com folhas de sakura), tempurá
YASSURAGI HOME – gyoza, cocada e shimeji itame (cogumelo refogado), temaki
KODOMO NO SONO – yakisoba, tempurá, tempurá especial
ENKYO PIPA – yakitori (espetinho de frango), onigiri (bolinho de arroz), karê raisu (arroz com curry), gyudon (arroz com carne temperada) e doces
KIBO-NO-IÊ – pastéis e sonho
IKOI NO SONO – Teishoku de sanma (peixe grelhado), yakizakana (anchova grelhada), tonkatsu (milanesa), kakigoori (raspadinha), ichigo daifuku (bolinho de araruta com recheio de morango e feijão), batata louca, churros
SANTO AMARO – temaki, yakisoba, takoyaki (bolinho com polvo), tempurá e pastéis, suco