Conteúdo da Hashitag #08

47 comidas para provar no Festival do Japão

11 e 12. HOKKAIDO – Yaki nishin (arenque grelhado)
(sexta não abre)

    Hokkaido fica no extremo norte do Japão, por isso, está localizado em uma região muito fria. Ali, a atividade pesqueira é uma das principais atividades que movimentam a economia e isso se reflete também na culinária local. O arenque é muito consumido na província e o peixe grelhado é um prato comum em festivais. Temperar o Yaki nishin apenas com sal é suficiente para acentuar o sabor da própria carne do peixe assado na grelha com carvão.

Outros: yaki ika (lula grelhada), morango com chocolate e fondue de frutas, kanten de chocolate

13. HYOGO – Takoyaki

    O Takoyaki é um bolinho assado em uma chapa côncava que o deixa em formato de bolinhas recheadas com pedaços de polvo. O prato é feito com uma massa feita com ovos, farinha, gengibre em conserva e pedacinhos de massa de tempurá frita. Depois de cozido, o bolinho é servido com condimentos como o molho agridoce, maionese, lascas de peixe seco e alga aonori. Ele é tradicionalmente um prato conhecido de Osaka, mas constitui parte da culinária típica de Kansai (macrorregião que inclui as províncias de Mie, Nara, Wakayama, Kyoto, Osaka, Hyōgo, e Shiga).

Outros: nori (alga marinha do Japão), Kansaifu yaki udon (macarrão frito), yakisoba

IBARAKI – província localizada na região central do Japão. Não está participando desta edição do festival.

14 e 15.ISHIKAWA – sakura mochi e sanshoku ohagi

    Sakura mochi, é um bolinho doce de arroz embrulhado em folha de sakura (cerejeira) vindas do Japão. Como a província é famosa pelos doces tradicionais japoneses (wagashi), o estande também vende o sanshoku ohagi, conjunto de três doces feitos de anko (pasta de feijão tipo azuki), mochigome e gergelim.

Outros: hijiki okowa (arroz temperado com alga hijiki), bento

16. IWATE – Sanriku wakame udon

    Sanriku é o nome da área costeira do Pacífico que acompanha o oeste da província de Iwate (ao norte do Japão). Wakame, é um tipo de alga de consistência macia. O sanriku wakame udon é uma sopa feita com caldo dashi e macarrão tipo udon (grosso, feito com farinha de trigo) e leva bastante wakame da região de sanriku.

Outros: gyoza, koroke (croquete) e teishoku

17. KAGAWA – Sanuki udon

    Sanuki é o nome antigo da província de Kagawa, que fica na ilha de shikoku, no sul do Japão. O sanuki udon é uma sopa feita com caldo dashi (feito com alga konbu, lascas de peixe seco e cogumelo shiitake). O macarrão udon é diferente dos demais pelo formato mais “quadrado”. O udon é a marca registrada da província, tanto que a página oficial do governo de Kagawa criou uma campanha humorística para mudar o nome “Kagawa” por “Udon”. Na realidade foi uma forma de destacar as outras qualidades da província, como manifestações artísticas e pontos históricos.

18. KAGOSHIMA – Karukan manju

    O karukan manju é um doce famoso da província de Kagoshima, feito com farinha de arroz, inhame ralado e claras em neve. A massa é cozida a vapor, por isso mantém a coloração branca e desenvolve uma textura macia ao bolinho. Hoje, a variação com recheio de anko (pasta de feijão) se tornou bastante popular entre os consumidores.

Outros: satsuma age (massa de peixe prensada e frita), churrasco, onigiri (bolinho de arroz)

19. KANAGAWA – Chuka Manju
(sexta não abre)

    O Chuka manju é produzido em diferentes partes do Japão com variantes de formato e recheio. É um pão cozido a vapor e pode ser recheado com legumes, carnes ou pasta doce de feijão. O chuka manju é proveniente da China, por isso é chamado de chuka.

20. KOCHI – Tataki

    O tataki é a especialidade da província de Kochi. Geralmente é feito com peixe Bonito (katsuo), e é levemente cozido em fogo (tradicionalmente mantido pela queima de palha), de forma que apenas a camada externa cozinhe e a maior parte da carne do peixe se mantenha crua. É servido com cebolinha picada, gengibre, alho e regado com shoyu, ou molho ponzu (cítrico).

Outros: tai no mushi (peixe Pargo cozido no vapor), sugata zushi (peixe cru com arroz de sushi), yakisoba, tempurá, Motiiri udon (macarrão com caldo quente) e sakura mochi (mochi com folha de cerejeira)

Conteúdo da Hashitag #08
Conteúdo Relacionado

Compre agora na Amazon

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e produzir estatísticas de acesso de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.