Conteúdo da Hashitag #08

47 comidas para provar no Festival do Japão

31. NIIGATA – Sasadango

    O sasa dango é um doce típico, feito com farinha de arroz mochi e erva yomogi, do gênero artemisia, recheado com pasta doce de feijão azuki e embrulhado com folhas de bambu. É cozido a vapor e tem consistência glutinosa.

Outros: shiro mochi (bolinho de arroz), anmochi (bolinho com recheio doce de feijão), yakisoba, oshiruko (caldo doce de feijão)

32, 33 e 34. OITA – Dango jiru, Tori meshi e Toriten

    O dango jiru é uma das especialidades mais famosas de Oita. É uma sopa feita com vegetais, cogumelos e dango (bolinhas de massa de farinha de trigo cozida) esticado, temperada com pasta de soja fermentada (missô).
    O torimeshi também é uma iguaria da província criada por caçadores que o levava em forma de bolinhos. O risoto feito com arroz japonês, pedaços de frango e de bardana (tipo de raiz).
    O toriten também é da cozinha regional de Oita e é um tipo de petisco bastante popular feito de frango frito, envolto com uma massa fina e crocante. Ele é servido com um molho especial feito à base se shoyu.

Outros: gyuu tataki (carne levemente grelhada), habucha (chá)

35 e 36. OKAYAMA – Matsuri sushi e Kibidango

    O Matsuri-zushi é um tipo de chirashi-sushi, feito com arroz temperado para sushi e diversos ingredientes picados (lula, cavala, broto de bambu, camarão, bardana kampyo, raiz de lótus em conserva, cenoura, ervilha torta, chikuwa, ovo, gengibre em conserva, shiitake, anagô, matsutake). Esse prato foi criado na época em que o chefe dos samurais (tono sama) não permitia que as pessoas consumissem vários pratos ao mesmo tempo, por isso, foi criado o matsuri zushi que é feito com vários ingredientes. A decoração é montada no fundo da vasilha, para que, quando o presenteado recebe o prato e virasse em outro prato, todos aparecessem.
    O Kibidango é um doce feito com açúcar, farinha de arroz mochi e de milhete (grão semelhante à quinoa) que dá um leve amargor. As bolinhas são moldadas sobre amido de milho e tem consistência glutinosa.

 

    No conto infantil “Momotaro”, o personagem principal leva uma porção de kibidangos em sua jornada contra os monstros que atacavam as aldeias. No caminho, encontrou seguidores que em troca dos kibidangos, se uniram à Momotaro para enfrentar os monstros. Eram esses bolinhos que deram a força para os heróis lutarem. Como diz-se que a história é originária da província de Okayama, os kibidangos também são típicos da região.

Outros: temaki

37 e 38. OKINAWA – Sobá de Okinawa e Sata andagui

    A culinária de Okinawa é conhecida pelos sabor mais forte. O sobá à moda de Okinawa, por exemplo é feito com carne de porco.
    O Sata Andagui é um doce feito com massa semelhante ao “bolinho de chuva”, porém, um pouco mais consistente. O nome vem do dialeto okinawano e significa açúcar (sata) e fritura (andagui).

Outros: pastel, yakisoba, shimeji batayaki (cogumelo shimeji com manteiga)

39. OSAKA – Kansaifu yakisoba

    Toda a região de Kansai tem uma forma peculiar de usar os temperos, por isso se chama kansai fu (ou à moda de Kansai). O molho do yakisoba à moda de Kansai é mais suave e leve.

Outros: Naniwa udon (macarrão com caldo quente), sushi, bento (refeição completa)

SAGA – tempurá de sorvete e pastéis, chocolate, harumaki (rolinho primavera)

SAITAMA – karê raisu (arroz com curry), karê udon (macarrão com caldo quente e curry), karê pan (pão recheado com curry)

40. SHIGA – Niku udon

    Shiga é conhecida produtora de carne Omi beef, uma carne nobre e macia. O cuidado com a criação e alimentação das vacas da espécie Wagyu, que tem predisposição ao desenvolvimento de uma carne “marmorizada”. Essa relação da província com a carne também oferece uma variante do udon, que geralmente é acompanhado de vegetais e frutos do mar.

Outros: gyoza, tokusen karê (arroz com curry especial)

SHIMANE (sexta não abre) – Inari zushi (sushi com ague – tofu frito), makizushi (enrolado com folha de alga), tsukemono (conserva) e shiitake gohan (arroz com cogumelo)

Conteúdo da Hashitag #08
Conteúdo Relacionado

Compre agora na Amazon

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e produzir estatísticas de acesso de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.