Conteúdo da Hashitag #08

47 comidas para provar no Festival do Japão

21. KUMAMOTO – Karashi renkon

    O “karashi renkon” é um prato típico da província de Kumamoto e é feito com a raiz de lótus cozida, recheada com missô (pasta de soja) e karashi (mostarda japonesa picante) e coberta com massa de farinha e karashi. A raiz é frita em imersão e, por isso, fica com uma cobertura crocante, enquanto a parte interna também preserva a crocância da raiz de lótus. O Karashi renkon é servido em rodelas e pode ser acompanhado de arroz e sakê.

Outros: bento (refeição) e ohagui (bolinho de arroz envolto por pasta doce de feijão), umeshu (licor de ameixa japonesa), hanaume

22. KYOTO – Mitarashi Dango
(sexta não abre)

    O mitarashi dango é um doce bastante conhecido de Kyoto. É servido em um espeto, com bolinhas de massa cozida feita com farinha de arroz moti. O dango tem uma massa lisa de consistência glutinosa. Ele é assado e regado com um molho agridoce feito com uma calda de molho shoyu e açúcar, engrossado com amido de milho.

Outros: chá

23. MIE – Ichigo Daifuku

    O ichigo daifu é uma das especialidades locais de Mie. É um doce feito com massa de araruta, qua fica com consistência glutinosa semelente ao mochi, recheada com morango e pasta doce de feijão azuki. O azedo do morango contrasta com o doce do feijão e a massa de araruta complementa as sensações com sua maciez.

Outros: merengue, sushi set, doce de amendoim

24 e 25. MIYAGI – Gyutan yaki e Harakomeshi

    O Gyutan yaki é a língua de boi assada em tiras finas. Ele fica com consistência macia e geralmente é temperado com sal e servido acompanhado de arroz. O prato foi criado em Sendai, capital da província e é servido como especialidade em diversos restaurantes da região.
    O Harakomeshi também é típico da província de Miyagi e geralmente é servido no outono. O prato é feito à base de arroz temperado com salmão pescado em rios da região. Primeiro a carne do salmão é cozida em um caldo feito com shoyu, saquê, mirin e açúcar. Depois as ovas também são cozidas nesse mesmo caldo. E por fim, o arroz é cozido, também com o caldo temperado. O peixe e as ovas são misturados e servidos sobre o arroz.

Outros: Kaisen sossu yakisoba (macarrão com molho inglês e frutos do mar), gyoza

26. MIYAZAKI – lámen de Miyazaki

    O lámen é um prato bastante popular em todo o território japonês. A variedade servida em Miyazaki é feita com uma sopa temperada com shoyu e carne e osso de porco. A massa geralmente é mais grossa e bem macia. Como acompanhamento, é servido broto de feijão e vegetais em conserva, que complementam o prato com crocância e gostinho azedo.

Outros: gyudon (arroz com carne temperada), amazake (bebida doce à base de sakê) e café.

27 e 28. NAGANO – Nozawana zuke e Oyaki
(sexta não abre)

    Nozawana zuke é uma conserva muito consumida na província de Nagano, inclusive como aperitivo ou como substituto da alga nori em bolinhos de arroz.Nozawana é uma folha semelhante ao espinafre, geralmente é preparado com bastante sal e depois é prensado para retirar o excesso da água que sai da verdura. Como é uma região montanhosa e muito fria, outras vecrduras são consumidas principalmente em conserva.
    O oyaki é um tipo de pastel feito tradicionalmente com massa feita com farinha de trigo e recheado com vegetais temperados com molho shoyu ou missô. O pastel pode ser preparado de diversas maneiras, como cozido no vapor ou assado. Mesmo dentro da mesma província, existem variações locais que diversificam os recheios, os formato e trocam a farinha de trigo por farinha de sarraceno.

Outros: pastéis, tempura soba, uri kasuzuke (conserva de nigauri – pepino amargo), shiso no mi (conserva com folha de shiso)

29. NAGASAKI – Nagasaki udon
(sexta não abre)

    O Nagasaki Udon só pode ser encontrado lá e é feito com um macarrão fino, frito e crocante. Por cima, é coberto por repolho, broto de feijão e outros vegetais, frutos do mar, carne de porco e um molho quente que amolece o macarrão aos poucos. Ele também é chamado de sara udon, por é servido em um prato e, apesar de levar “udon” no nome, é feito com macarrão de lámen (mais fino e amarelado)

Outros: tempura, oshiruko (caldo doce de feijão)

30. NARA – Kaki no ha zushi

    O kaki no hazushi é um sushi, feito com peixe e arroz temperado, embrulhado em folha de caqui. Esse prato foi criado dessa forma, pois a folha de caqui contém tanino (conservante natural) e como a província de Nara não tem saída para o mar, o peixe trazido de províncias vizinhas era transportado dessa forma (leia mais

no link

    )

Outros: yakisoba, oshiruko (caldo doce de feijão e mochi), churrasquinho (com onigiri)

Conteúdo da Hashitag #08
Conteúdo Relacionado

Compre agora na Amazon

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e produzir estatísticas de acesso de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.