O dia de Showa

O dia 29 de abril é o dia de Showa, feriado nacional do Japão. O feriado era, até 1989, a comemoração do aniversário do imperador Hirohito, que comandou o país durante a era Showa. Depois de sua morte, o dia (Tennō Tanjōbi) passou a ser comemorado em 23 de dezembro, data de nascimento do atual imperador Akihito.

A era Showa corresponde ao período de 25 de dezembro de 1926 a 7 de janeiro de 1989 e passou por um período conturbado de guerras, de transformação cultural pela influência estrangeira e do milagre econômico do pós-guerra. Por isso, o dia de Showa ficou marcado como uma data para relembrar os 63 anos turbulentos do reinado de Hirohito, a reconstrução do país e as perspectivas de um futuro próspero.

Cena do filme 'O Sol', que retrata a humanização do imperador Hirohito
Cena do filme ‘O Sol’, que retrata a humanização do imperador Hirohito

O imperador Hirohito, cujo nome póstumo é Showa, foi neto do imperador Meiji (Mutsuhito) e filho do imperador Taishō (Yoshihito). Apaixonado por ciências naturais e biologia marinha, serviu ao Exército e à Marinha e comandava um Japão moderno e imperialista. Tem honras japonesas como Soberano da Ordem do Sol Nascente e do Crisântemo e outras estrangeiras (britânica, espanhola, norueguesa e brasileira) incluindo a da Ordem do Cruzeiro do Sul (a mais alta condecoração brasileira atribuída a personalidades estrangeiras).

No filme O Sol (2005), o cineasta russo Aleksandr Sokurov desmistifica a figura do imperador Hirohito, mostrando o peso do caráter de divindade que ele assume como representante da sociedade, em um momento marcante da história do Japão: a rendição na Segunda Guerra Mundial. Sokurov retrata a transformação do lado humano do imperador no momento que reconhece a primeira derrota do país em uma guerra.

A data marca o início do Golden Week, semana de feriados que incluem o dia da Constituição (3 de maio), o dia do Verde (4 de maio) e o dia das Crianças e dos Meninos (5 de maio). A semana marca um período de fluxo intenso de turistas que aproveitam os dias da primavera para viajar.