Lolita Petit Salon no Festival do Japão
Uma das modas urbanas japonesas mais conhecidas e admiradas, as lolitas tiveram um espaço especialmente dedicado a elas no Festival do Japão.
O Lolita Petit Salon teve uma programação que buscava expor e explicar o que é a moda lolita e seus diferentes estilos. Além das tradicionais exposições de vestidos, os visitantes puderam aprender as origens desse visual nos workshops ministrados por Akemi Matsuda e Takao Miyata.
Entre uma atividade e outra, as lolitas presentes no local posaram para sessões de fotos no ambiente decorado com almofadas rosas, mesas com cupcakes e chá, embaladas pelos mini-shows da banda NouHaw. Os workshops de maquiagem também deram dicas de beleza para quem queria se tornar uma autêntica lolita.
O que realmente chamou a atenção durante o evento foi a versão masculina das lolitas – chamada de boystyle. O visual é formado por acessórios e trajes estilizados de meninos do estilo vitoriano e rococó, como elegantes lenços em volta do pesçoco (os cravats) e calças que terminam próximas ao joelho (chamadas de knickerbockers).
Yui Lohan, adepta do boystyle, quer cada vez mais divulgar o estilo no Brasil. “Nós queremos mostrar que a moda lolita não é formada apenas por acessórios femininos”, contou ao Made in Japan, “O estilo vitoriano também tinha roupas masculinas. É só não agir de forma meiguinha como as lolitas em geral”.
Outros estilos de lolitas que marcaram presença foram as Sweet Lolitas (que usam acessórios de docinhos, frutas e sorvetes), Classical Lolitas (vestem itens mais elegantes, como cartolas e laços elaborados) e as Casual Lolitas, que usam o estilo com roupas mais comuns, fáceis de se ver no dia a dia, como camisetas com lacinhos, rendas e babados.
Para quem não pôde estar lá, o Made in Japan preparou uma galeria com alguns clicks do Lolita Petit Salon.
Clique em uma das imagens abaixo para visualizar a galeria de fotos do Lolita Petit Salon
Fotos: Rafael Salvador / Alexandre Yamada
por: Renata Garcia