Produção doméstica de carros no Japão deve ser normalizada em outubro
A produção de automóveis foi um dos segmentos mais atingidos pela crise causada pelo terremoto e tsunami que atingiram o Japão em 11 de março. Na época, a produção foi prejudicada principalmente pela falta de abastecimento de componentes, o que atingiu tanto o mercado interno como o externo.
Pouco mais de três meses depois do início da crise, montadoras japonesas anunciaram que a recuperação da produção para o mercado doméstico está em bom andamento.
A Toyota e a Nissan afirmaram ao jornal Asahi que alcançaram níveis de produção praticamente normal em junho, enquanto a Honda deve chegar ao mesmo patamar no fim deste mês.
“Acreditamos que a produção doméstica retornará ao patamar normal no fim deste mês, e a externa, em agosto ou setembro”, disse Fumihiko Ike, diretor da Honda.
A Mitsubishi pretende retornar a 90% de sua produção normal em julho, estimando que em outubro a totalidade seja restabelecida.
Já a Subaru espera retomar 80% da produção em julho, alcançando o nível normal em outubro. A empresa também reduziu as férias de verão de 16 para 10 dias, já que a distribuição de componentes foi restabelecida.
As informações são do jornal Asahi.