Cantora Tsubasa visita Fukushima
Seis anos depois do grande terremoto, Fukushima continua com áreas destruídas e inabitáveis. Assista ao vídeo produzido pela cantora Tsubasa Imamura.
No dia 11 de março de 2011, às 14:46 (02:46 no horário de Brasília) um terremoto de magnitude 9 na escala Richter aconteceu na região nordeste do Japão, chamada Tohoku. Inicialmente avaliado em 8.8, o valor foi corrigido no dia seguinte. Na escala japonesa, o tremor atingiu o nível máximo de 7 pontos. O epicentro foi a cerca de 130 km da costa da província de Iwate.
O tsunami (grande onda) resultante destruiu portos, casas e plantações. As províncias mais afetadas foram Iwate, Miyagi e Fukushima, mas os tremores foram sentidos em regiões mais distantes, como Aichi e Osaka. Em Tóquio, a circulação de trens foi suspensa, o que impediu muitas pessoas de voltarem para casa. O fornecimento de energia elétrica, gás e telefonia fixa foi interrompido em diversas regiões, com o restabelecimento gradual acontecendo a partir das regiões mais afastadas do epicentro. O racionamento de água deverá começar em breve.
A força do tsunami atingiu também usinas nucleares, especialmente a Fukushima Daiichi, o que provocou um estado de emergência para impedir um eventual vazamento e uma tragédia como a de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986. Ao mesmo tempo, iniciou-se um debate sobre o uso da energia nuclear. A Alemanha, por exemplo, já ordenou a revisão dos protocolos de segurança de suas usinas.
Para os próximos meses, além da reconstrução dos locais atingidos, há a preocupação com o aspecto econômico e financeiro, pois a bolsa de valores de Tóquio caiu 10,55% no primeiro dia de operação depois do terremoto. Países como Índia e Tailândia ordenaram que alimentos importados do Japão sejam inspecionados.
Confira a seguir a cobertura da Made in Japan. Acompanhe também via Twitter: @madeinjapan e @editorajbc, e via Facebook.
Seis anos depois do grande terremoto, Fukushima continua com áreas destruídas e inabitáveis. Assista ao vídeo produzido pela cantora Tsubasa Imamura.
Buscador japonês repete ação em prol das vítimas do grande terremoto de 11 de março de 2011
Veja as fotos trazidas por três sobreviventes do grande terremoto seguido de tsunami que atingiu o Japão
Leia entrevista com Yasuhiro Matsumoto, sobrevivente do tsunami que atingiu o norte do Japão em março de 2011
Dois anos após o desastre em Fukushima, internautas reencontram o passado pelo Street View
Objetivo é preservar informações sobre cotidiano e reconstrução local
Objetivo imediato é inspecionar reatores danificados de Fukushima Daiichi
Bairros antigos seriam mais vulneráveis diante de eventual tremor na região
Exibição de fotografias e documentários acontece até 25 de agosto em São Paulo
Especialistas concluem que crise não pode ser considerada um desastre natural
Caso seja aprovada na inspeção final do governo, usina volta a funcionar em agosto
Pela primeira vez em 40 anos, país fica sem abastecimento de energia atômica