Softbank planeja investimento em geradores solares e eólicos

A Softbank, uma das maiores empresas de telecomunicações do Japão, anunciou que pretende criar uma subsidiária dedicada à construção e administração de usinas de energia renovável.

O presidente da Softbank, Masayoshi Son, afirmou que, inicialmente, o plano é investir parte da renda anual do grupo, que é de de 3 trilhões de ienes (cerca de R$ 60 bilhões), na construção de grandes painéis solares até o fim deste ano.

A nova subsidiária deve formar um conselho para a pesquisa de fontes de energia renováveis em conjunto com 19 províncias: Hokkaido, Akita, Saitama, Kanagawa, Fukui, Yamanashi, Nagano, Shizuoka, Aichi, Mie, Okayama, Hiroshima, Kagawa, Kochi, Saga, Nagasaki, Kumamoto, Oita e Miyazaki; abrangendo locais de norte a sul do país.

As províncias entrariam com terras disponíveis para a construção dos megapainéis, que seriam capazes de cobrir 5 mil domicílios cada um. Segundo o jornal Mainichi, o governador de Saga, Yasushi Furukawa, se voluntariou para ser o primeiro a levar o projeto adiante.