Apesar de revisão, Tepco deve seguir cronograma de operação
A Tokyo Electric Power Company (Tepco) divulgou hoje uma revisão do seu plano de contenção dos reatores da usina nuclear de Fukushima Daiichi, seriamente danificada pelo terremoto e tsunami que atingiu o nordeste do Japão em 11 de março.
O plano inicial era preencher com água os reatores 1, 2 e 3, mas a recente verificação de que os bastões de combustível haviam derretido e danificado o recipiente de contenção fez a empresa reavaliar a operação, já que existe a suspeita de que o mesmo tenha acontecido nos reatores 2 e 3.
Para resfriar os reatores, a Tepco agora tentará retirar a água da parte inferior dos recipientes de contenção, refrigerá-la e injetá-la novamente nos reatores. Outra parte do plano refere-se à instalação de sistemas de troca de calor para refrigerar os tanques de combustível usado nos reatores 1, 3 e 4, o que deve acontecer em julho.
Apesar das mudanças, a Tepco afirmou que pretende seguir o cronograma. Assim, a previsão é estabilizar o sistema de refrigeração em julho e alcançar o modo de desligamento frio dos reatores entre outubro e janeiro do ano que vem.