Governo japonês define plano de assistência à Tepco
O governo japonês decidiu criar um plano de ajuda à Tokyo Electric Power Company (Tepco) para o pagamento de indenizações referentes à crise nuclear de Fukushima Daiichi.
De acordo com o plano, uma nova entidade governamental seria criada para agilizar o pagamento de indenizações às pessoas prejudicadas. Tal entidade receberia contribuições financeiras de outras empresas que administram usinas nucleares.
O governo também usaria dinheiro público para criar um fundo de alta liquidez para realizar os pagamentos. Por outro lado, anualmente, uma determinada quantidade de dinheiro retornaria aos cofres públicos.
A Tepco, por sua vez, deverá passar por uma grande reestruturação, incluindo a venda de propriedades e suspensão do salário dos diretores por tempo indefinido.
A legislação necessária para a realização do plano ainda deverá ser apresentada e aprovada pela Dieta, o parlamento japonês. Existe a preocupação de que os custos sejam repassados para os consumidores na forma de taxas de eletricidade mais altas, além de ainda não haver um cálculo preciso do valor total de indenizações.
O ministro da Economia, Comércio e Indústria do Japão, Banri Kaieda, disse que a decisão do governo de ajudar a Tepco tem como objetivo facilitar o pagamento de indenizações às pessoas afetadas pela crise nuclear, não para salvar a empresa. Kaieda acrescentou que a medida visa à manutenção do fornecimento de eletricidade, uma vez que, caso a Tepco entre em falência, o fornecimento de energia seria interrompido.
O ministro da Economia e Política Fiscal, Kaoru Yosano, afirmou que o governo também é responsável por ter determinado o uso de energia nuclear como política nacional.
Masataka Shimizu, presidente da Tepco, disse que a empresa trabalhará para que o pagamento das indenizações aconteça de maneira tranquila e justa com a assistência do governo.
As informações são da NHK.