Primeiro ministro japonês agradece ajuda internacional
O primeiro ministro do Japão, Naoto Kan, reuniu-se com embaixadores de aproximadamente 130 países em Tóquio para agradecer pela ajuda oferecida após o terremoto que atingiu o nordeste do Japão em 11 de março.
Kan agradeceu pelo apoio financeiro, tecnológico e moral que o país recebeu da comunidade internacional. No evento, foram oferecidos aos diplomatas pratos preparados com produtos da região de Tohoku. O Ministro das Relações Exteriores Takeaki Matsumoto garantiu que os alimentos eram seguros.
Em relação ao corte do orçamento destinado a programas de ajuda a países em desenvolvimento, Kan afirmou que, assim que o Japão tiver reconstruído as regiões afetadas pelo terremoto, os esforços serão retomados em dobro.
Dois meses depois do terremoto de 11 de março, o número de mortos confirmado é de 14.981, segundo a polícia local. Destes, cerca de 85% foram identificados. O número inclui os mortos em razão dos reflexos do terremoto que aconteceram em 7 e 11 de abril. A província de Miyagi teve 8.957 mortos, enquanto Iwate teve 4.407 e Fukushima, 1.553. Desaparecidos somam 9.853.
O número de pessoas vivendo em abrigos temporários chega a 115.000, enquanto 21.000 pessoas migraram para outras províncias.
As informações são da NHK.