Moradores de zona de evacuação retornam brevemente às suas casas
Moradores de áreas dentro da zona de evacuação ao redor da usina nuclear de Fukushima Daiichi começaram a realizar visitas temporárias às suas casas.
Noventa e duas pessoas da vila de Kawauchi foram as primeiras permitidas a voltar desde que o governo determinou a zona de evacuação de raio de 20 km em 22 de abril, seis semanas depois do início da crise nuclear desencadeada pelo terremoto seguido de tsunami que atingiu a região nordeste do Japão em 11 de março.
Os moradores receberam roupas protetoras, dosímetros e walkie-talkies antes de embarcarem nos ônibus que os levaram até a área. A visita se estendeu por duas horas, durante as quais as pessoas recolheram objetos e verificaram seus pertences. Na volta, passaram por exames para verificar o nível de radiação. Segundo o governo, ninguém precisou passar por procedimento de descontaminação.
De acordo com a NHK, pessoas evacuadas da vila de Katsurao também poderão retornar brevemente às suas casas na quinta-feira. Visitas dessa natureza serão permitidas até o fim de maio, exceto em áreas dentro do raio de 3 km da usina.