Médicos recebem subsídio para reabertura de clínicas
A Associação dos Médicos do Japão (JMA, na sigla em inglês) oferecerá ajuda financeira para médicos que tiveram suas clínicas ou equipamentos danificados pelo terremoto e tsunami que atingiram a região nordeste do Japão em 11 de março.
Segundo o jornal Yomiuri, os médicos receberão mensalmente 300 mil ienes (aproximadamente R$ 6.000) da própria JMA, que pretende pedir que o governo forneça subsídios para que clínicas pequenas possam comprar equipamentos, contratar profissionais e pagar dívidas. Até o momento, não há ajuda oficial para clínicas pequenas, que são comuns no Japão.
Associações médicas locais afirmaram que, nas províncias de Miyagi, Iwate e Fukushima, nove hospitais e 68 clínicas foram destruídas, enquanto 53 hospitais e 327 clínicas foram danificadas; nove médicos morreram e três estão desaparecidos.
“Se o número de médicos diminuir em uma área específica, o atendimento médico local entrará em colapso. O suporte aos médicos das áreas atingidas pelo terremoto é importante”, disse Yukitoshi Hanashi, membro do conselho executivo da JMA, ao Yomiuri.