‘Situação em Fukushima Daiichi melhorou’, diz comissão americana
A Comissão Nuclear Reguladora dos EUA (NRC, na sigla em inglês) afirmou que a situação na usina nuclear de Fukushima Daiichi melhorou, mas que ainda requer atenção.
A comissão informou que especialistas americanos continuarão a oferecer ajuda ao Japão e que divulgarão novo relatório sobre a situação em 12 de maio.
A questão do tornado que atingiu o estado do Alabama, nos Estados Unidos, também foi abordado. Na quarta-feira, três reatores de uma usina nuclear local entraram em modo de desligamento automático depois que o fornecimento externo de energia foi interrompido. Membros da comissão afirmaram que é preciso melhorar os planos de contingência em casos como esses.
Kuwait doa petróleo ao Japão
O Kuwait anunciou que doará 5 milhões de barris de petróleo bruto ao Japão, no valor de aproximadamente R$ 870 milhões. Essa quantidade equivale à produção de dois dias no país. As informações são do jornal Asahi.
O embaixador Abdul-Rahman Al-Otaibi entregou uma mensagem do ministro do Petróleo do Kuwait endereçada a Banri Kaieda, ministro da Economia, Comércio e Indústria do Japão.
A ajuda tem também um caráter de retribuição em relação à ajuda financeira de US$ 13 bilhões que o Japão ofereceu ao país na Guerra do Golfo em 1991. Al-Otabi disse que o Kuwait não esqueceu o apoio do Japão há 20 anos e que não esquecerá no futuro.