Linha de Shinkansen entre Tóquio e Sendai retoma operações
Na segunda-feira 25, a linha de trem de alta velocidade (Shinkansen) voltou a funcionar entre Tóquio e Sendai, capital da província de Miyagi, uma das mais danificadas pelo terremoto seguido de tsunami que atingiu o Japão em 11 de março.
Com a reativação do percurso, agora há 44 viagens de ida e volta por dia. Em alguns trechos, os trens devem andar em velocidade reduzida, aumentando o tempo de viagem para, no mínimo, 2 horas e 7 minutos, o que é 31 minutos mais lento que o percurso realizado em condições normais. As informações são da NHK.
A JR East, empresa que administra o serviço de trem-bala do Japão, anunciou que as linhas de Shinkansen de Tohoku e Akita estarão totalmente recuperadas em 29 de abril. Por enquanto, os trens estão circulando em horários especiais.
O restabelecimento das viagens de Shinkansen desempenha um papel importante para o turismo. A JR East, por exemplo, promove uma campanha para incentivar o turismo na província de Aomori.
A campanha começou no sábado, 23 de abril, e vai até 22 de julho, com destaque para atrações turísticas como o Castelo de Hirosaki e suas árvores de cerejeira (sakura); o Festival Nebuta, com o desfile de imensas figuras de samurais; os onsen (termas), nas quais são colocadas maçãs, produto típico da região; e a culinária local, com destaque para o sushi de atum.
O tempo de percurso entre as estações de Tóquio e Shin-Aomori é de 3 horas e 10 minutos no Hayabusa, nome do mais novo trem-bala da empresa. O mesmo trajeto leva 15 minutos a mais no Hayate, o modelo anterior.
Com a aproximação do Golden Week, espera-se que a região receba muitos turistas. O Golden Week (também conhecido apenas como GW) é um dos maiores feriados japoneses, que começa em 29 de abril e se estende até 5 de maio.