Consulado do Brasil cancela missão itinerante em Nagano

O Consulado Geral do Brasil em Tóquio divulgou nota cancelando a missão itinerante que seria realizada em Minowa, província de Nagano em 2 e 3 de abril. De acordo com a nota, os motivos são “dificuldades logísticas e de pessoal resultantes do terremoto e do tsunami de 11 de março”.

O Consulado realizará atendimento na forma de Posto Avançado em Ueda, na agência do Banco do Brasil, no dia 13 de abril. Em Ibaraki, a mesma forma será aplicada em 6 de abril, na cidade de Joso.

Missões Itinerantes e Postos Avançados são formas de prestar atendimento consular às comunidades brasileiras distantes de Tóquio. Elas acontecem aos domingos para que o máximo de pessoas possam se beneficiar sem precisar perder um dia de trabalho ou ir até Tóquio.

Já a Embaixada do Brasil em Tóquio estabeleceu novo formato de plantão em razão da redução do número de ligações telefônicas recebidas. A partir de hoje, o atendimento noturno será feito em regime de “plantão domiciliar”, nos números +(8180) 3009-5065 (a partir do exterior) e 080-3009-5065 (a partir do Japão) ou pelo e-mail plantao@brasemb.or.jp.

A Embaixada também pede que o contato seja feito apenas em casos de emergência, lembrando que o fuso horário de Tóquio está 12 horas à frente do horário de Brasília.