Seleção Japonesa de futebol planeja amistosos em benefício das vítimas do terremoto
O presidente da Associação Japonesa de Futebol, Junji Ogura, divulgou uma nota de apoio às vítimas do terremoto e tsunami que aconteceram em 11 de março. Ogura agradeceu as mensagens enviadas por Joseph Blatter (presidente da FIFA), Mohamed Bin Hamman (presidente da Confederação de Futebol da Ásia) e de dirigentes do mundo inteiro. Ex-técnicos da Seleção Japonesa também demonstraram apoio: Philippe Troussier, Zico, Ivica Osim e Takeshi Okada.
O atual técnico do time nacional, o italiano Alberto Zaccheroni, assim como o capitão Makoto Hasebe, manifestaram favoráveis à realização de partidas amistosas em benefício das vítimas. Ainda sem data e local definidos, o adversário mais cotado até o momento é a Nova Zelândia. A equipe da Oceania, porém, pede garantias de que há segurança para ir ao Japão.
O campeonato japonês, assim como outros eventos esportivos, estão suspensos. Jogadores japoneses que atuam na Europa, como o lateral Yuto Nagatomo (da Inter de Milão) têm mostrado mensagens de apoio, como “we will never walk alone” (nós nunca andaremos sozinhos), que encontra-se também no site oficial da JFA.
O Japão foi convidado para participar da Copa América de 2011, que será realizada na Argentina em julho. Ontem, a federação confirmou a participação, que estava acordada desde o ano passado.