Os segredos da dieta japonesa
Palavra de especialista
A chefe do projeto de Educação Nutricional do Instituto Nacional de Saúde e Nutrição, Naomi Aiba, falou com a revista Made in Japan sobre as dietas da moda e o que pode ser feito para continuar em forma.Made in Japan Há uma dieta que seja a mais popular?
Naomi Aiba É difícil citar alguma que seja a mais popular. Apesar de muitos autores lançarem livros com incontáveis métodos, ainda não se sabe da existência de uma dieta que seja comprovadamente a melhor. Diariamente surgem novos alimentos e métodos de emagrecimento, este é um tema muito popular em revistas e programas de TV.MJ As dietas com ingrediente único, como nattou e konyaku, são eficientes?
Aiba Recentemente, tivemos um escândalo, em que um programa de TV foi acusado de divulgar indevidamente os benefícios da dieta do nattou. Acredito que a eficácia dessas monodietas (consumo restrito a um produto) ainda carece de dados coletados cientificamente.MJ Como continuar em forma e combater a má-alimentação?
Aiba O essencial é trabalhar na educação alimentar das crianças japonesas, fazendo com que elas adquiram desde cedo a noção de equilíbrio de nutrientes. O governo japonês e as instituições especializadas têm investido bastante nesse aspecto.MJ A alimentação de Okinawa é mais saudável?
Aiba Na pesquisa nacional realizada em 1995, a província de Okinawa ostentava o maior índice de longevidade do país, e muitos cientistas ligavam o resultado à alimentação de seus habitantes. Porém, dados mais recentes mostram que, apesar da média feminina ser a mais alta do Japão (88 anos), os homens ocupam apenas o 25º lugar com 78,64 anos. Além disso, quase 50% da população masculina da província é considerada obesa, média mais alta do país. Foi constatado que os alimentos de Okinawa são menos salgados, porém ficou claro que o consumo de carne é muito grande.
Veja também a galeria:
.: Comidas light na dieta japonesa