Bentôs com rostos de personagens de mangá

Kasumin. É somente com o primeiro nome que a criadora dos bentôs ilustrados se apresenta. Apesar de já ter um livro publicado e manter um blog de sucesso na internet, a dona-de-casa prefere mesmo é ficar no anonimato: ela evita comentar sobre seu passatempo com vizinhos e conhecidos. Apesar do filho que originou toda a febre dos bentôs ilustrados já estar mais velho, Kasumin continua a preparar seus bentôs por diversão própria.

MADE IN JAPAN Como são selecionados os temas de seus bentôs?
KASUMIN Quando vejo algo engraçado ou interessante, costumo fazer um desenho a lápis. Depois penso como transformar isso em um bentô. Dependendo do dia, faço três ou mais desenhos.

MJ Como aprendeu a “técnica” dos bentôs?
KASUMIN Todos os bentôs que fiz até hoje foram de criação própria. Sinceramente, nunca vi nenhum desses livros que ensinam como preparar bentôs…

MJ Você faz ou vende seus bentôs para outras pessoas?
KASUMIN Não, nunca. Preparava bentôs normais, como os japoneses estão habituados, para meu marido. Os bentôs ilustrados eram somente para meu filho.

MJ Como sua família reagiu ao saber da publicação de um livro de sua autoria, com bentôs ilustrados?
KASUMIN Meu marido sempre me apoiou em tudo que faço, mas não sabia que eu preparava esses bentôs para meu filho. Ele levou um susto quando soube que eu iria publicar um livro e mantinha um blog. Meu filho mesmo não fez nenhum comentário.

MJ E o seu filho, o que comentou?
KASUMIN
Ele não fez nenhum comentário, mas a minha filha mais nova adora meus bentôs e mostra para as coleguinhas dela. Meu filho agora é mais velho e não precisa de bentô, mas continuo fazendo porque é divertido. 

Reportagem: Cláudia Emi, de Tokyo

Você pode se interessar também por...