Época de sakura chega mais cedo

A Agência Metereológica japonesa afirmou na quinta-feira que a época de sakura, quando as flores de cerejeiras desabrocham, vai chegar dia 13 março em Shizuoka, registrando o período mais cedo da história da cidade.

Em Tokyo, a previsão do acontecimento está marcada para 18 de março. Se isso ocorrer de fato, será o segundo desabrochamento mais cedo desde que se iniciaram o registro, em 1953. Assim, ele só perderia para o sakura de 16 de março de 2002.

Até hoje, o período mais precoce de florescimento foi no dia 10 de março, alcançado pela Ilha Tanegashima (Kagoshima) no ano de 1955 e 1973. O Cabo Shionomisaki (Wakayama) também teve registros nesta mesma data, em 1959.

Especialistas dizem que um calor incomum no inverno antecipou a ciclo da árvore do tipo yoshino, ao leste e oeste do Japão. Entre dezembro e fevereiro, a temperatura média foi 1,52 grau mais elevado do que a média dos anos anteriores.

Em Nagoya e Fukuoka, a sakura começa dia 20, todos antes da data normal. Já em Nara, Mito e Nagano, o acontecimento será, respectivamente, dia 22 e 23 de março e 5 de abril.

Você pode se interessar também por...