Documentário Brasil de Imigrantes estreia no canal History

Brasil de Imigrantes HistoryAs histórias de seis famílias de imigrantes, que vieram ao país para empreender e hoje comandam grandes e bem-sucedidas empresas, é o mote da produção original Brasil de Imigrantes, que o canal HISTORY estreia no dia 12 de agosto de 2019. Apresentada pela atriz Maria Fernanda Cândido, a série em seis episódios mostra que, além de contribuir com a história e a riqueza do Brasil, esses imigrantes trouxeram na bagagem a força dos seus ancestrais e a diversidade cultural. Um dos episódios da série dá destaque à história da família Nakaya, que saiu do Japão em busca de uma vida melhor no Brasil e acabou construindo a empresa Sakura, hoje uma das principais fabricantes de shoyu do país. Os demais episódios também retratam histórias de imigrantes empreendedores como a família Ostrowiecki (Polônia), Thái Nghiã (Vietnã), família Bauducco (Itália), Alberto Saraiva (Portugal) e David Vélez (Colômbia).
Brasil de Imigrantes
Os episódios de Brasil de Imigrantes, coprodução com a ELO Company, apresentam a trajetória desses empreendedores, desde o momento em que as famílias deixam seus países de origem, em busca de melhores condições, e o começo da vida no Brasil. Para isso, a série explica os fluxos imigratórios e o contexto histórico, social e econômico de cada uma das narrativas, com foco também nas experiências pessoais dos imigrantes.

.: Made in Japan: Museus da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre a série Brasil de Imigrantes

A produção relata como cada uma das empresas (Multilaser, Gooc, Bauducco, Sakura, Habib’s e Nubank) começou, com seus desafios e dificuldades, e a importância do empreendedorismo e da visão de gestão que auxiliaram a alavancar alguns dos negócios mais bem-sucedidos do Brasil. Cada episódio traz imagens exclusivas das famílias e depoimentos de historiadores, especialistas e jornalistas, entre eles, Ana Fontes, Heródoto Barbeiro, Mara Luquet e Renato Cruz.

“Esta é uma produção bastante especial, pois destaca as histórias de pessoas que tiveram de abandonar seus países de origem, vieram para o Brasil e colocaram o trabalho a serviço dos seus sonhos. São relatos muito inspiradores e que nos encorajam a enfrentar adversidades”, afirma Beatriz Cifu, diretora de Conteúdo Original do HISTORY. “Sem contar toda a contextualização histórica, que ajuda a compreender melhor os elementos sociais e econômicos envolvidos em cada trajetória”, completa.

Episódio 4 – Família Nakaya: Sakura

(estreia em 9 setembro de 2019*)

Brasil de Imigrantes Renato Nakaya

“O poder da história como agente transformador do pensamento fica evidente nos episódios que mostrarão a trajetória de luta, resiliência e crescimento pessoal dos empreendedores, imigrantes e descendentes de variados países”, Renato Nakaya, presidente da Sakura Nakaya Alimentos

Com a entrada do Japão na 1ª Guerra Mundial, centenas de imigrantes japoneses fugiram do país em busca de uma vida melhor. Ao chegarem aqui, enfrentaram dificuldades com o idioma e com a culinária. Para se adaptarem melhor ao Brasil, muitos deles, como Suekichi Nakaya, mantiveram tradições japonesas durante toda a vida. Assim, ele começou a produzir shoyu e missô artesanalmente pra atender aos pedidos de parentes e amigos e acabou construindo uma empresa que, quase 80 anos depois, vende um milhão de litros de shoyu por mês. Essa história, contada pelo seu filho, Renato Kenji, hoje presidente da empresa, mostra a força da tradição japonesa nos negócios.

Foi com grande honra que participamos da série de documentário sobre imigração representando os japoneses e descendentes. O poder da história como agente transformador do pensamento fica evidente nos episódios que mostrarão a trajetória de luta, resiliência e crescimento pessoal dos empreendedores, imigrantes e descendentes de variados países. São histórias de sucesso, inseridas no contexto econômico e social e comprovam que o Brasil tem um futuro brilhante”, Renato Nakaya, presidente da Sakura Nakaya Alimentos

.: Site oficial HISTORY: www.historyplay.tv/br/programas

*Post atualizado em 19 de agosto de 2019.

Você pode se interessar também por...