Surge quarto caso de gripe aviária
A morte de 23 galinhas em uma fazenda de Shintomi, em Miyazaki, pode ser o indício de um novo surto de gripe aviária, tornando o quarto caso só neste ano – e o terceiro na província. Sete aves mortas analisadas por técnicos sanitários apresentaram sintomas da doença. Novos testes deverão ser feitos no Instituto Nacional de Saúde Animal, em Ibaraki, para detectar a presença do vírus H5N1.
“Encontramos as aves hoje e estamos realizando testes para saber se o vírus (H5N1) está presente”, afirmou Yasushi Yamaguchi, representante do Ministério da Agricultura. A granja foi colocada sob quarentena e galinheiros dentro de um raio de dez quilômetros foram proibidas de transportar aves. Estima-se que o plano envolverá 3,5 milhões de galinhas.
As 23 aves foram encontradas na terça-feira de manhã. A maioria apresentava cianose, que é uma característica da gripe aviária. O local tem 23 mil galinhas.
A fazenda de Shintomi fica entre Kiyotake e Hyuga, também em Miyazaki, onde ocorreram surtos de gripe aviária no começo do mês. Em ambos os casos já foram confirmados a contaminação pelo vírus letal H5N1.
Ainda na quarta-feira, testes de laboratório detectaram a presença do vírus em aves da fazenda de Takahashi, na província de Okayama. Cerca de 49 galinhas foram encontradas mortas no local na segunda-feira.