Mangás
Yu Yu hakusho
Mundo espiritual, ressurreição, rígido sistema educacional e delinquência juvenil
Escrito por Yoshihiro Togashi, Yu Yu Hakusho foi lançado em 1990, no Japão, na revista Shonen Jump, e chegou ao Brasil em 2002.
O mangá narra a história de Yusuke Urameshi, um garoto briguento e péssimo aluno que morre antes da hora ao salvar um menino de ser atropelado. A má fama de Yusuke é tanta que nem mesmo Deus conseguiu prever o ato heroico do garoto, e isso causou uma grande confusão no Mundo Espiritual. Como sua morte não havia sido prevista, Yusuke ressuscita e volta à vida como um detetive sobrenatural, cuja missão é caçar demônios que fugiram do inferno e atormentam as pessoas.
Jovens delinquentes
O mangá mostra um pouco da rigidez do sistema educacional japonês e as transgressões dos estudantes ao sistema escolar opressor.
O desrespeito ao uniforme escolar e aos cortes de cabelos impostos pelos colégios são alguns dos delitos cometidos pelos alunos.
Até pouco tempo atrás, os estudantes ginasiais e do colégio eram obrigados a usar uniformes. Os modelos mais comuns eram a “gola fechada” (tsume-eri), para os rapazes, e o uniforme de marinheiro (sailor-fuku), para as garotas.
Em Yu Yu Hakusho, Kuwabara, o arquirrival de Yusuke, encarna um transgressor típico dos anos 80, com seu topete e uniformes largos. O herói Yusuke não fica atrás no visual desalinhado com seu uniforme curto na parte de cima e largo na parte de baixo.
Um detalhe nos cabelos também comprova a preferência do herói pelo estilo “bad boy”: os cortes fundos nos dois cantos da testa, chamados de sori (ou raspados), não são naturais, mas sim um penteado dos alunos revoltados.
Esses jovens criam gangues e brigam com turmas rivais pela supremacia de suas áreas.
Existem diferentes tipos de gangues, entre elas as motorizadas, conhecidas como bousouzoku, que saem à noite fazendo arruaça, roubando dinheiro dos mais fracos (katsuage) ou produtos de lojas (mambiki).