Cidade subterrânea
É impossível não dar uma paradinha nos estandes dispostos pelos corredores que vendem lapiseiras, canetinhas coloridas, sacolas estampadas com a personagem Hello Kitty (uma verdadeira mania japonesa) e cordõezinhos decorativos para telefones celulares, os populares sutorappu (do inglês strap).
A repórter Yayoi Wada entra na galeria e passa um dia inteiro debaixo da terra
Na hora do almoço, não é necessário deixar a galeria subterrânea. É fácil encontrar pratos típicos japoneses ou mesmo um cardápio mais internacional ali mesmo, na área de restaurantes do subsolo. Como na superfície, os pratos ficam expostos em vitrines, para facilitar a escolha do cliente.
Na hora do almoço, nem é preciso saber japonês para escolher o prato: hummm!
Após o almoço, aproveitei para fazer uma retirada em um caixa automático ATM. Em seguida, fui a um terminal de Correios para enviar alguns postais para o Brasil, mas, antes, parei em uma banca de jornais e revistas japoneses.
Coloque uma moeda e tente pegar o bichinho de pelúcia. Não é tão fácil quanto parecePelas galerias, também se tem acesso aos depachikas, os subterrâneos das lojas de departamentos (os chamados depatos). À primeira vista, eles lembram uma feira livre por causa da variedade de itens expostos em banquinhas. Com um detalhe: são bem mais sofisticados.
A limpeza e a organização dos depachikas impressionam, mas os preços não são nada convidativos. Um obentô (refeição japonesa) pode custar cerca de 30% mais caro que se fosse comprado em outro lugar. A maioria das freguesas não liga, pois são donas de casa com alto poder aquisitivo ou jovens assalariadas que aproveitam a volta do trabalho para ir às compras sem o incômodo de pegar frio ou chuva.
Caixas ATMs estão espalhados pelos chikagais: praticidade para retirar dinheiroRetornei à plataforma da estação de Shibuya, na linha Yamanote, para chegar à galeria Meitengai, que fica próxima à estação de Tokyo. No subterrâneo da Meitengai, é possível encontrar todos os tipos de personagens de desenhos animados, de novelas ou mesmo bichinhos de pelúcia. A maior atração é a loja Ultraman World M78, inaugurada em 1997.
Da estação de Tokyo, tomando a linha de metrô Marunouchi, cheguei à estação de Korakuen, onde está a alegria de milhares de criancas e adolescentes japoneses. Trata-se do parque de diversões Kourakuen. Mas não é preciso ir à superfície para se divertir. O parque, que fica próximo ao estádio Tokyo Dome, abriga o Geopolis, que reúne uma das mais badaladas opções em diversão eletrônica da cidade.