Receita de Hiyashi Tyuuka: sabor de verão

0919_lamemout.jpg

O verão japonês é uma festa. É a estação que os japoneses mais ficam alegres. Há festivais de rua no país, as praias ficam lotadas de mulheres de biquínis enormes, os profissionais liberais e funcionários de escritório exageram um pouco mais nas doses de cerveja no happy hour, as famílias fazem piqueniques sob as árvores dos parques das cidades. Uma delícia! No Japão é assim: cada estação do ano é tão definida que imprimi o ritmo na vida dos japoneses. Há músicas, roupas, festas, decoração e, claro, comida para cada estação.

Apesar da fama de bebedores de saquê, a bebida mais consumida do Japão é a cerveja, principalmente na estação mais quente do ano. As rodinhas de japoneses virando o caneco podem ser vistas nos bares e nos parques. Também pudera. Em junho, ponto alto da estação, as temperaturas nas regiões mais quentes ultrapassam os 30 graus. Alimentos pesados estão fora de cogitação. Os restaurantes preparam cardápios especiais para o verão. Até mesmo o lamen, o macarrão mais consumido no país, ganha uma versão light. O Hiyashi, que leva broto de feijão, ovos, pepino, frango e pedaços de melancia. Veja, a seguir, como prepara-lo:

HIYASHI TYUUKA
Sushiman: Kozo Yamashita
Restaurante Koyama: 16 reais

O refrescante macarrão é uma adaptação do prato chinês às terras japonesas. O óleo de gergelim confere ao prato um sabor exótico e suave. Para ser consumido frio, este é um prato ótimo para os dias mais quentes do ano. Além de gostoso é muito nutritivo, pois reúne proteínas, carboidratos e fibras.

Ingredientes
25g de omelete
1/2 tomate em tirinhas
50g de copa de porco cozido em shoyu sakê mirin e açúcar
1 pedaço de kani kama
1/2 pepino japonês
1/2 cenoura
Todos os ingredientes devem estar cortados em tirinhas finas
100 g de macarrão lámen cozido
Karashi (mostarda) para acompanhar
Molho
100 ml de caldo de frango e porco
5 gotas de óleo de gergelim
10ml de shoyu ou quanto desejar
sal a gosto
Misture os ingredientes e reserve.

Modo de preparo
1) Coloque o macarrão num prato fundo.
2) Posicione os ingredientes sobre o macarrão sem misturá-los. É importante que o prato tenha um belo visual.
3) Adicione o molho pelas laterais do prato. Ele ficará depositado no fundo, junto ao lámen.
4) Coloque um pouco de mostarda para acompanhar e está pronto!

Você pode se interessar também por...