Livro Ramen/ Lámen ganha reconhecimento internacional do 29º Gourmand Awards


O livro Ramen/ Lámen, do autor Jo Takahashi e fotos de Rafael Salvador (Editora JBC) foi o vice-campeão do 29º International Gourmand Awards, na categoria de Culinária Japonesa e, com isso, ganhou o selo de “Melhor do Mundo” pelo Gourmand World Cookbook Awards. O Gourmand Awards é considerado uma das principais premiações internacionais de publicações relacionadas à gastronomia, semelhante ao Oscar para os filmes, e avalia obras do mundo todo.

Nesta edição, foram avaliadas obras de 205 países, publicadas entre 2022 e 2023, em diferentes categorias, incluindo livros de comida, livros de bebidas e programas de televisão. O anúncio dos ganhadores foi feito entre os dias 27 e 29 de novembro durante a Saudi Feast Food Festival, um dos principais eventos de gastronomia do Oriente Médio que acontece em Riade na Arábia Saudita.

Na categoria de Livros de Culinária Japonesa também estão entre os melhores do mundo: Rintaro, de Sylvian Mishima Brackett,Jessica Battilana e fotos de Aya Mishima (Hardie Grant US/ Estados Unidos); Sushi Secrets, de Chef Seiichi Sakanishi, Kazuhiko Tajima e fotos de Hiroshi Yoda (Pie International/ Japão); Culunary Encyclopedia of Japan Vol.1, de Keita Wojciechowski (Cook-Japan.com/ Alemanha); The Global Japanese Restaurant, de James Farrer, David L. Wank (University of Hawaii/ Estados Unidos).

Nesta mesma edição do Gourmand Awards, o Brasil também foi representado pelo livro Receitas Afro-Quilombolas, de Mãe Neide (Oya D’Oxum) com o terceiro lugar na categoria de Culinária Afro-americana.

Ramen/Lámen com o selo de “Melhor do Mundo”

Lançado pela Editora JBC em 2022, o livro desvenda a cultura do ramen desde suas origens, mostra como o prato conquistou paladares no mundo todo, até se tornar um dos queridinhos dos brasileiros. Para a produção do livro, que levou cerca de 4 anos de pesquisas e entrevistas, o autor Jo Takahashi fez uma viagem ao Japão para buscar referências e histórias do macarrão. No Brasil, o autor também desbravou diversas casas de ramen, conversou com chefs e personalidades importantes para a divulgação do prato no país ao lado do fotógrafo Rafael Salvador.

livro Ramen Lámen

O livro mergulha em uma viagem por sabores entre Japão e Brasil

RAMEN/LÁMEN

A história

Comer uma ramen é mais que uma degustação. É uma experiência de vida que logo se transforma num vício sadio. A partir de uma sucessão de pequenas descobertas, o apreciador de ramen começa a perceber sutilezas na composição do caldo, na textura do macarrão e na variedade dos toppings. É neste momento quer pode-se dizer que a pessoa está preparada para conhecer a identidade do ramen, as diferentes características regionais e os estilos de cada restaurante ou casa especializada no prato. Hoje, o Japão exibe uma estatística incrível. Existem mais de 35 mil casas de ramen no país.

A autoria

Jo Takahashi tem uma longa atuação como produtor cultural e atualmente tem sua própria produtora, Dô Cultural, atuando não só nas áreas de arte e cultura, mas também em gastronomia. É autor de outros títulos de gastronomia japonesa como A Cor do Sabor: a culinária afetiva de Shin Koike e Izakaya: por dentro dos botecos japoneses, ambos publicados pela editora Melhoramentos, e que conquistaram o segundo lugar na categoria Melhor Livro de Gastronomia Japonesa pela afamada Gourmand World Cookbook Award.

Rafael Salvador é fotógrafo e videomaker, com formação em Comunicação Social pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em fotografia publicitária, em 2012 fundou o estúdio Nikko Fotografia. Assinou a fotografia da revista Hashitag publicada pela Editora JBC e de diversos restaurantes em São Paulo. Atuou em diversos projetos internacionais nas áreas de artes e gastronomia, como fotógrafo e diretor de vídeo. É fotógrafo do Theatro Municipal de São Paulo para registros fotográficos sociais, de ensaios e de espetáculos. Grande parte dos seus projetos autorais tem como ponto de partida o universo oriental e, atualmente, direciona seus trabalhos à gastronomia, arte e cultura.

Ramen/Lámen

Autoria: Jo Takahashi (autor) e Rafael Salvador (fotógrafo)
Gênero: gastronomia
Volume único
Capa com orelhas e verniz localizado
Páginas: 200 páginas
Formato: 13,2 x 20,0 cm
Preço de capa: R$ 124,90
ISBN: 978-65-5594-363-4
Editora JBC

Redação Hashitag Redação da revista e do site Hashitag
Conteúdo Relacionado

Compre agora na Amazon

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e produzir estatísticas de acesso de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.