Ryukyu Buyo, a dança tradicional de Okinawa

ryukyu buyoRyukyu Buyo é a dança tradicional de Okinawa que revela a alegria e a criatividade dos okinawanos em movimentos corporais e em vestimentas coloridas que compõem verdadeiros espetáculos.

A dança surgiu para homenagear os deuses e os reis e também serviam como entretenimento às delegações diplomáticas chinesas que constantemente visitavam o reino de Ryukyu, como era chamada a atual região de Okinawa até o início da Era Meiji, em 1868.

Com trajes vistosos, enfeites, expressões e movimentos corporais característicos, a dança de Okinawa expressa a harmonia de um povo alegre e criativo e divide-se em três estilos: clássico, folclórico (zo odori) e moderno.

A dança clássica é aquela apresentada aos nobres, no reino, enquanto a folclórica retrata a vida cotidiana da população. Esse conjunto de bailados traduz a cultura e o cotidiano da população local que reflete a miscigenação determinante para formar a cultura de Okinawa originada do contato comercial intenso com vários países do sudeste asiático no passado.

Com um refinamento único, a arte da dança okinawana mescla características como o carisma dos nativos e das cores vibrantes do arquipélago (cujo clima é tropical) e o formalismo das coreografias tradicionais clássicas da corte de Shuri.

O Ryukyu Buyo é difundido ao redor do mundo em dojos (local de prática da dança) em São Paulo, Havaí, Los Angeles, Nagoya, Gifu e Osaka e leva o título de Patrimônio Imemorial Cultural.

No Brasil é possível conhecer de perto a tradição do Ryukyu Buyo no Tamagusukuryu Senjukai – Saito Satoru Ryubu Dojo. (Para saber mais, clique aqui)

.: Veja também: Okinawa, a província mais tropical do Japão
.: Espetáculo de Dança de Ryukyu em São Paulo

Você pode se interessar também por...