Ele faz milhares de pessoas sorrirem
Quem é Maru?
Maru com seu brinquedo preferido
Ele é um cãozinho da raça japonesa Shiba e se tornou um dos cachorros mais populares do Instagram em pouco tempo. No começo, o seu dono, Shinjiro Ono, queria apenas tirar as fotos de seu cão como hobby. “Conforme eu ia documentando o dia-a-dia de Maru com as minhas câmeras Leica e Canon SLR, o mundo começou a perceber o charme da raça shiba, como um rosto sorridente ou seu comportamento casual. São expressões que eles mostram somente aos seus donos e que têm muito encanto”, conta Ono.
Ele explicou que, ao ler comentários como “esse sorriso se torna minha energia” e “o sorriso me curou”, percebeu o quanto “sorriso” é uma palavra universal. “Para mim, as pessoas que se alegram com o sorriso de Maru passam o resto do dia felizes e é maravilhoso porque é como se, pouco a pouco, a feiura da sociedade pudesse desaparecer”, diz.
O aumento vertiginoso do número de seguidores de Maru é difícil de ser explicado, mas basta olhar para as fotos para entender o que Ono quer dizer com o “sorriso de Maru”. Ele é da raça Shiba, considerado uma das raças mais antigas já registradas, além de ser um Tesouro Nacional no Japão, desde 1936.
Maru é da raça shiba, pouco encontrada no BrasilShiba significa “matagal” ou “arbusto” referente a um tipo de planta que fica avermelhada no outono. Ono explica que o nome da raça deve ter vindo da associação aos pelos vermelhos da raça, ou também ao fato de o cão ser usado em caças na mata, antigamente. Outra interpretação do nome vem do dialeto de Nagano que usa a palavra “shiba” como sinônimo de “pequeno”. O cão é de pequeno porte e, em média, chega a 40 centímetros de altura, pesando de sete a dez quilos.
Os cachorros dessa raça costumam ter um temperamento mais reservado, independente. De acordo com o criador Cássio de Almeida Martins, do Canil Prodigus Canis, o shiba não costuma latir à toa e vive tranquilamente em apartamentos. “Corajoso e atento pode ser um ótimo cão de alarme, além de um amigo muito fiel”, completa Martins.
Ono diz que as pessoas se espantam com a personalidade de Maru. “Ele é um cão amigável e na primeira vez que as pessoas o conhecem, geralmente dizem ‘Ele não parece um shiba, ele é sociável,né?’, comenta Ono. Mas ele completa, “Mas, assim como os humanos, se tiver cem cachorros, haverá cem personalidades diferentes”.
Além de postar as fotos, Shinjiro Ono também acrescenta algumas informações sobre o Japão. “Eu fiquei surpreso ao descobrir que há muita gente interessa na cultura japonesa lá fora. O shiba é um dos cachorros que representam o Japão, então meus seguidores provavelmente se interessem também pelo país através do Maru”.
A raça shiba
Um filhote da raça shiba, no Brasil, custa em média de cinco a seis mil reais. A fêmea shiba gera de dois a três filhotes por gestação e é recomendado que ela tenha pelo menos um intervalo entre cios, por isso, Martins diz que é uma raça considerada com pouco potencial comercial e mais difícil de ser encontrada.
Martins explica que eles geralmente são desconfiados com situações que eles não conhecem, assim como outras raças como o Chow Chow. “Por isto, há necessidade de socializá-lo mostrando o mundo desde cedo para que ele não cresça um adulto tímido”.
Continue navegando
- .: Para checar o perfil do Maru, clique aqui.
.: Mais detalhes da raça shiba na fanpage do canil Prodigus Canis no link