Memórias para o futuro

Projeto do Google permite visualização do antes e depois do desastre
Projeto do Google permite visualização do antes e despois do desastre

No dia 11 de março de 2011, o terremoto e o tsunami que atingiram a região de Fukushima, nordeste do Japão, causou danos não só na infraestrutura da usina nuclear de Sendai, como devastou cidades e destruiu centenas de lares. Muitas pessoas acabaram perdendo também objetos de recordação, como fotos e vídeos pessoais.

Com o intuito de registrar histórias, o Google Japão lançou o projeto “Memórias para o Futuro” “Mirai e no kioku” (texto somente em japonês) que permite o compartilhamento de fotos para reconstruir as memórias que foram apagadas com o desastre.

O projeto foi lançado em maio de 2011 e já no primeiro ano teve uma adesão de quase 50 mil arquivos de fotos e vídeos. A empresa fez inclusive uma parceria com a concorrente Yahoo Japan para que houvesse um compartilhamento mútuo desses arquivos para acesso dos internautas.

Imagens do street view no Distrito de Oshika (província de Miyagi)
Imagens do Street View no Distrito de Oshika (província de Miyagi)

No final de fevereiro deste ano, próximo da data de aniversário dos dois anos do desastre, o banco de dados do Street View foi atualizado para facilitar o acesso às imagens de antes e depois do terremoto. Dessa forma é possível ver o impacto que o terremoto e o tsunami causaram na região e “caminhar” virtualmente pelas ruas das cidades.

Cidade esquecida

Os impactos da radiação que atingiu as cidades nos arredores da usina nuclear de Sendai são vistos ainda hoje. Este foi o pior acidente nuclear desde a crise de Chernobyl (1986). Mesmo dois anos depois, cidades que foram evacuadas continuam abandonadas pois apresentam altos índices de radioatividade.

A cidade de Namie, na província de Fukushima, está a 20 quilômetros da usina nuclear e continua inabitada. Para que a cidade não seja esquecida, o prefeito da cidade, Tamotsu Baba, decidiu fazer um pedido à gigante Google para incluir a cidade no projeto Street View. “Fotografando a cidade, e tornando essas fotos públicas, nós podemos mostrar aos ex-moradores a situação da cidade. Além disso, quero mostrar ao mundo as reais condições de Namie”, diz o prefeito no vídeo.


Vídeo:Google Japan

Você pode se interessar também por...