Mais coisas que você sempre precisou
Onigiri certo
O onigiri é o tradicional bolinho de arroz, presente nas mais variadas situações do cotidiano dos japoneses e também dos nipo-descendentes no Brasil. Preparar um onigiri no formato triangular, manualmente, é uma técnica que poucos realmente dominam e é um mistério para a maioria.
Com o avanço da tecnologia, foram desenvolvidas fôrmas para facilitar a tarefa, o que permite que iniciantes preparem o bolinho em poucos segundos. No caso desta fôrma, ela também funciona como embalagem para transporte – para o próprio onigiri ou outros alimentos.
Vale destacar que a fôrma, naturalmente, funciona melhor com arroz típico japonês. Se usar arroz comum, é preciso prepará-lo com mais água e sem tempero, de modo que fique mais “empapado”.
Onigiri certo: fôrma para guardar bolinho de arroz japonês
Cartão de mensagens
É comum que amigos e colegas se juntem para escrever cartões personalizados com mensagens e desenhos. Geralmente são usados em época de formatura, em datas comemorativas informais como aniversários ou em despedidas.
Feito com papel rígido, o cartão tem a parte interna em branco para que cada um use a criatividade para escrever mensagens ao presenteado.
Cartão de mensagens: presente personalizado ideal
Porta-banana
O objetivo deste estojo é simplesmente proteger a fruta durante o transporte.
No Japão, país onde frutas geralmente são muito caras, a banana é a mais barata, geralmente importada da Tailândia ou Indonésia.
Em 2008, a “dieta da banana” fez sucesso no país, o que provocou aumento na demanda pela fruta no mercado – e inspirou novos produtos.
Porta-banana: para proteger a fruta
Mimi kaki
O mimi kaki é uma vareta que serve como limpador de ouvidos. Um das extremidades é arredondada para ajudar a limpar a parede interna do ouvido.
Feito de bambu, o mimi kaki faz parte do cotidiano japonês. Ele é protagonista até em salões de serviços especializados de limpeza de ouvido em algumas cidades do Japão.
Mimi kaki: limpador de ouvidos feito com bambu
Clique em uma das imagens abaixo para visualizar a galeria
Imagens: Henrique Minatogawa e Rafael Salvador / JBC
por: Henrique Minatogawa e Karin Kimura