Seminário Intercâmbio Brasil-Japão em Perspectiva
São Paulo – 22 de fevereiro de 2016
Como superar a crise que assola todo o planeta, sobretudo, o Brasil? Como vencer os aguilhões que manietam a economia, a sociedade e a cultura do país? Com certeza, não existem fórmulas prontas nem receituários milagrosos para vencer os desafios colocados.
É necessário utilizar inteligência, determinação e esforço para a superação. Em tal contexto, a associação entre o Brasil e o Japão parece ser mais do que promissora, seja pela complementaridade no campo da economia, seja pela existência de elo de mediação representado pela comunidade nikkei.
O presente Simpósio pretende discutir a intensificação do intercâmbio entre os dois países, revendo casos de sucesso como os chamados “Projetos Nacionais” do final do século passado, para perscrutar as possibilidades de investimento, cooperação em C&T e cultura, dando continuidade ao processo iniciado 120 anos atrás com a assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Brasil e o Japão.
Entre os temas discutidos, estão programadas mesas-redondas sobre: “COP 21 e Cooperação Nipo-Brasileira em Meio-Ambiente”, Grandes Projetos Brasil-Japão: perspectivas para relações econômicas, Cooperação Brasil-Japão em Educação, Ciência e Tecnologia, Colaboração de Nikkeis e Imigrantes no campo da C&T e Cultura.
Seminário Intercâmbio Brasil-Japão em Perspectiva
Quando: 22 de fevereiro de 2016
Onde: Edifício Sede FIESP
Endereço: Av. Paulista, 1313, São Paulo/SP
Mais Informações: www.fiesp.com.br/agenda/seminario-intercambio-brasil-japao-em-perspectiva/