Agenda

Programa especial em homenagem aos 112 anos da imigração japonesa na rádio Maringá FM

18 de junho de 2020

maringa fm imigração japonesa

Divulgação

No dia 18 de junho, quando a chegada do Kasato Maru no porto de Santos completará 112 anos, a Maringá FM, rádio líder de audiência em 108 cidades do interior do Paraná, com apoio de veículos de comunicação da comunidade japonesa no Brasil, irá transmitir um programa todo especial com músicas da cultura pop japonesa, fatos marcantes da história da imigração e depoimentos de importantes representantes da comunidade nipônica no País. Localizada no Noroeste do Paraná, Maringá tem uma das comunidades japonesas mais representativas do País.

A produção do programa está a cargo do produtor de eventos Takao Sato, responsável por grandes eventos que celebram a cultura japonesa no Brasil, como o Festival Nipo-brasileiro, em Maringá, e o Rio Matsuri, no Rio de Janeiro. “O mundo inteiro tem cerca de 3 milhões de nikkeis fora do Japão, e 2 milhões deles estão no Brasil — só em São Paulo, há 1 milhão. Podemos dizer que o Brasil é o país que abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão.

Nesse contexto, Maringá é um exemplo de preservação dessa cultura. Vamos celebrar tudo isso em um programa muito especial, que vai mesclar história, música e grandes personalidades”, conta Sato.

Do outro lado do mundo, a presença brasileira também é forte. Cerca de 200 mil brasileiros vivem hoje na Terra do Sol nascente, principalmente nas províncias de Aichi, Shizuoka e Mie.

“A ideia é estabelecer parcerias com entidades, influenciadores e veículos de comunicação do Japão que possam fazer a disseminação desse conteúdo entre os brasileiros que lá vivem, para fortalecer ainda mais esse rico intercâmbio cultural”, justifica o produtor.

Para a head de comunicação da Maringá FM, Jany Lima, contar a história da imigração japonesa no Brasil é celebrar a própria história de Maringá. “Os japoneses e seus descendentes contribuíram muito para o desenvolvimento de nossa cidade e representam uma parcela importante de nossa comunidade. Essa história deve ser sempre lembrada, e nós como o principal grupo de comunicação da cidade estamos retribuindo toda essa dedicação com essa homenagem”, diz Jany.

O programa vai ao ar às 20 horas do dia 18 de junho, quinta-feira, na frequência 97,1 FM, para Maringá e mais de 100 cidades da região. De qualquer lugar do mundo, o público poderá acompanhar o programa ao vivo pelo site da rádio www.maringafm.com.br e, depois, o conteúdo será transformado em um podcast que estará disponível nas principais plataformas de streaming de música.

A iniciativa conta com o apoio do Jornal Nippak, Nikkey Shimbun, Revista Mundo OK, Portal Oriente-se, Yomitai – Estação Multimídia, Made in Japan, Hashitag, AkibaSpace, Podcast +81 – Código de Área do Japão, Jornal Utiná Press, OrbitalPop, Rádio Nikkey (Toyohashi), Japão Aqui, Alternativa, Maringá e Região Convention & Visitors Bureau e Tasa Eventos

Programa especial em homenagem aos 112 anos da imigração japonesa na rádio Maringá FM

Quando: 18 de junho de 2020
Horário: 20h
Onde:

Você pode se interessar também por...