Inscrições abertas para o 13º Prêmio Internacional do Japão de MANGÁ
Inscrições até 28 de junho de 2019
A 13ª edição do concurso internacional de mangakás foi anunciada pelo governo japonês e os interessados já podem enviar suas inscrições. Como essa é uma iniciativa do Ministério dos Negócios Estrangeiros voltada para autores de fora do Japão, essa pode ser a chance de autores do mundo todo ganharem visibilidade internacional com suas obras em quadrinhos.
Promovido pelo governo japonês com apoio da Associação dos Cartunistas do Japão e da Fundação Japão, o Japan Intenational Manga Award foi criado em 2007 pelo então ministro responsável Taro Aso com o intuito de divulgar a cultura de mangá pelo mundo.
O melhor mangá ganha o prêmio de Ouro e outros três trabalhos ganham destaque com o prêmio Prata e as menções honrosas ganham o prêmio Bronze. Os ganhadores do Gold Award e do Silver Award serão convidados ao Japão, para uma estada de aproximadamente 10 dias, para participar da cerimônia de premiação.
Como participar do 13º Prêmio Internacional do Japão de MANGÁ
Os brasileiros que quiserem participar do concurso devem enviar seus trabalhos para uma das representações diplomáticas do Japão no Brasil (veja a lista completa aqui) ou diretamente para a comissão organizadora no Japão.
As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de junho de 2019***, levando em conta que obra e formulário de inscrição deverão chegar impreterivelmente até esta data.
Vencedores do 12º Japan International Manga Award
A 12ª edição do concurso teve 326 inscritos de 60 países e regiões. Destes, 15 obras foram selecionadas, sendo que uma levou o prêmio de ouro e três, de prata. O prêmio de ouro foi para o autor chinês Tang Xiao (Dani) com o mangá “Yang Hao and his four compositions”.
Já os prêmios de prata foram para Shangomola Edunjobi (Inglaterra), por “MISEYIEKI”; Lai Tat Tat Wing(Hong Kong), por “The Pork Chops Inferno”; e Aimée de Jongh(Alemanha)
e Zidrou(Bélgica), por “Planned Obsolescence of our feelings” (veja a lista completa de premiados aqui, em inglês).
Premiados brasileiros
Na 12ª edição do Japan International Manga Award, os brasileiros Jun Sugiyama e Alexandre Carvalho receberam a menção honrosa (Bronze Award) com o mangá Romaria, cuja publicaçõ no brasil chegou a ser viabilizada pelo Catarse.
Na primeira edição, dois brasileiros também premiados com o certificado de bronze. Os quadrinistas Érica Awano e Marcelo Cassaro participaram do concurso com o manga Holy Avenger. “Foi uma surpresa receber esse reconhecimento do governo japonês. Mostrou para muitas pessoas que o Holy Avengers é sim um mangá brasileiro”, comentou Awano.
Segundo Cassaro, que hoje é roteirista da Turma da Mônica Jovem, esse prêmio também foi importante em sua carreira, pois abriu portas para que pudesse mostrar seu trabalho no Brasil. (veja mais no link)
Links úteis
13º Prêmio Internacional do Japão de MANGÁ
Inscrições até: 14 de junho de 2019 *** As inscrições foram prorrogadas para 28 de junho de 2019
Mais informações: www.sp.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/not_19_04_international_manga_award2019.html