Exposição de Ikebana & Shodo

Rio de Janeiro – de 23 de março a 2 de abril de 2017

O Ikebana é a arte japonesa de arranjos florais, desenvolvida por uma técnica de organizar flores, folhas, galhos e vasos em harmonia. Segundo a professora Sachiko Fuda, a forma de produzir estas obras de arte pode ser aprendida em seis meses, por pessoas de qualquer idade.

“Não há um tempo determinado, em seis meses são ensinadas as técnicas básicas e a partir daí o aluno desenvolve suas aptidões na montagem dos arranjos. Não há idade mínima, temos oficinas até mesmo para crianças”, explica Sachiko, que está no Brasil desde 1960 e ministra aulas de Ikebana no Rio de Janeiro desde 1980.

Arranjos elaborados especialmente para a exposição por membros da Escola Seiguetsu Ryu Rio poderão ser vistos no Forte de Copacabana (Praça Coronel Eugênio Franco, 1 – Posto 6 – Copacabana ) entre os dias 24 de março e 02 de abril, sempre das 10h às 18h na exposição “Ikebana & Shodo – Artes tradicionais do Japão” . A mostra tem apoio do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, Instituto Cultural Brasil-Japão, Escola Seiguetsu – Filial Rio de Janeiro e Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana.

Além de enfeitar e agradar aos olhos, a produção de Ikebana ajuda na concentração de quem o produz. “A atividade ajuda a achar equilíbrio emocional e ainda abre a visão do aluno para a beleza das coisas”, resume a professora Sachiko.

A exposição também reúne algumas obras de Shodo, a caligrafia japonesa, desenvolvidas pelos artistas Takeshi Murakoshi (Rio de Janeiro) e Ritsuko Nishitani (São Paulo).

Oficinas de Ikebana

Nos dias 25, 26 e 31 de março e 1 a 2 de abril, os visitantes terão a oportunidade de aprender na prática como fazer seu próprio Ikebana, através das oficinas gratuitas oferecidas no próprio Forte, em dois horários – 15h e 16h. Também serão oferecidas oficinas para escolas públicas nos dias 28, 30 e 31, além de uma ação no dia 29 com a Associação Nagai de jovens que praticam o Judô no complexo do Alemão. Nesta ocasião, terão a chance de estar mais em contato com aspectos da cultura japonesa.

Ikebana & Shodo – Artes tradicionais do Japão: Arranjo Floral e Caligrafia

Quando: de 23 de março a 2 de abril de 2017
Horário: terça a domingo – 10h às 18h
Onde: Forte de Copacabana
Endereço: Praça Coronel Eugênio Franco, 1 – Posto 6 – Copacabana. Rio de Janeiro-RJ
Quanto: R$ 6 (adultos) e R$ 3 (estudantes e idosos acima de 60 anos).

Você pode se interessar também por...