Ikebana, a arte das flores

Associação Cultural de Ikebana Kooguetsu Ryu - Ana Maria Molan
Associação Cultural de Ikebana Kooguetsu Ryu – Ana Maria Molan

O ikebana é uma expressão artística que trabalha com composições de arranjos florais e tem origem na Índia. As oferendas de flores em templos budistas representavam o caminho das flores (kado) e hoje podem ser vistas em criações que variam das mais tradicionais às modernas.

Os arranjos colocam em evidência a harmonia da natureza pela montagem de flores, folhas e galhos que valorizam a simplicidade e o minimalismo.

Ikebana Sangetsu - Professora Ivete Hinae Pereira
Ikebana Sangetsu – Professora Ivete Hinae Pereira

Cada artista cria suas peças com base em conhecimento das plantas e de arranjos com um todo, desde a escolha do vaso até a combinação de cores, sempre em busca da harmonia e do equilíbrio. “O ikebana traz o contato com a natureza e consequentemente traz a paz e harmonia por meio do encontro com a vida”, explica Emiko Miji Ide, vice-presidente da Associação de Ikebana do Brasil. Emiko conta que como qualquer outra arte, o ikebana serve como um estímulo a novas habilidades de adeptos de qualquer idade.

No Brasil, a Associação de Ikebana foi criada em 1962 para preservar a arte oriental e hoje reúne 13 escolas com unidades em todos os estados do país.

Clique em uma das imagens abaixo para visualizar a galeria

Fotos: Rafael Salvador

Você pode se interessar também por...