Cinema ao ar livre: A Luta Solitária

A partir do próximo dia 8 de agosto, a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, promoverá a mostra Oriente Próximo – Retrospectiva...

A partir do próximo dia 8 de agosto, a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, promoverá a mostra Oriente Próximo – Retrospectiva de cinema japonês, com sessões de filmes japoneses em película 16mm. As exibições acontecerão às terças-feiras, às 19h, nos dias 8 e 22 de agosto, 5 e 19 de setembro.

Nas exibições, que contam com o apoio da Fundação Japão, estão obras de diretores consagrados: A Luta Solitária (1949), de Akira Kurosawa, Contos da Lua Vaga (1953), de Kenji Mizoguchi, Fim de Verão (1961), de Yasujiro Ozu e Honra de Samurai (2006), do diretor Yoji Yamada.

Além dos filmes japoneses, o local também apresentará o seu já tradicional Jardim Paradiso, com a exibição de adaptações cinematográficas de clássicos da literatura brasileira. No dia 10 de agosto e 14 de setembro, respectivamente, serão exibidos Vidas Secas (1964), adaptação de Nelson Pereira dos Santos do clássico homônimo de Graciliano Ramos, e Sagarana, o duelo (1974), releitura dirigida por Paulo Thiago da obra de Guimarães Rosa.

Oriente Próximo – Retrospectiva de cinema japonês

A Luta Solitária (1949), de Akira Kurosawa

A história de Kyoji, um jovem médico que foi mandado à guerra pouco tempo após noivar. Durante uma operação, ele se corta e contrai sífilis de um paciente.

Com o intuito de poupar o sofrimento da noiva, termina o noivado sem lhe dar explicações, enquanto inicia o tratamento contra a doença, decidido a carregar o fardo sozinho, até encontrar o homem de quem contraiu o vírus. O diretor Kurosawa ganhou os maiores prêmios do mundo do cinema: a Palma de Ouro em Cannes e o Oscar de Hollywood.

Assista ao trailer

 

Programação

Oriente Próximo: Retrospectiva de cinema japonês

Terças, às 19h

Jardim Paradiso

Quintas, às 19h

  • 10 de agosto
  • Vidas Secas (1964) | Livre | 105 min

  • 14 de setembro
  • Sagarana, o duelo (1974) | 16 anos | 100 min

Cinema ao ar livre: A Luta Solitária

Quando: 8 de agosto de 2017
Horário: às 19h
Onde: Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Endereço: Avenida Paulista, 37 – próximo à estação Brigadeiro do metrô.
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).
Telefones: (11) 3285-6986 | (11) 3288-9447 |
Mais informações: www.casadasrosas.org.br

Você pode se interessar também por...