Coletiva de Imprensa 21º Festival do Japão

Em 20 de junho de 2018, na Japan House São Paulo, aconteceu a coletiva de imprensa do 21º Festival do Japão, que este ano traz o tema 110 anos da imigração japonesa. Foram apresentadas as propostas para o evento, que promete se superar este ano.

Mesa coordenadora do 21º Festival do Japão Foto: Marcel Uyeta

A mesa foi composta pelo cônsul geral adjunto Akira Kusunoki, Toshio Ichikawa, presidente da comissão executiva do Festival do Japão, Harumi Goia, presidente da sociedade brasileira de cultura japonesa e assistência social Bunkyo, Daniel Galante, diretor de operações do São Paulo Expo, Celso Simomura, vice-presidente da Toyota do Brasil, Koji Miyashita, presidente Mitsubishi Eletric do Brasil, Hirofumi Ikesaki, presidente da Ikesaki, Yasuo Yamada, presidente do Kenren e Olavo Mitsuo Kimura, gerente executivo da Bradesco Nikkei.

A estimativa para o 21º Festival do Japão é de participação de 200 mil pessoas, o evento reúne atividades para todas as idades, além de oferecer diferentes estandes de lojas, apresentações musicais e dança típicas de diferentes províncias japonesas.

Outra atração é a praça de alimentação, que sempre recebe muitos participantes durante todos os dias do Festival, este ano são 54 barracas e no dia 21 de julho, será realizada a competição pela conquista do Guinnes Book na categoria de “Maior Mostruário de Culinária Japonesa do Mundo”.

O sr. Toshio fala em resposta a Made in Japan sobre a proposta de participação da competição do Guinness Book “A preparação do Guinness começou no ano passado, no 20º Festival do Japão, recebemos a visita do gerente geral da região da América do Sul e central (Guinness) e ele acompanhou o evento durante os 3 dias e conferiu a praça de alimentação e também experimentou os pratos que eram servidos aos visitantes, então nos propôs participarmos da competição de “Maior Mostruário de Culinária Japonesa do Mundo”.

A proposta de participação da competição do Guinness Book será realizada por todas as associações em conjunto, com a apresentação de 550 pratos diferentes em ingredientes principais e outros detalhes de preparo.

Para auxiliar nesse processo, a Toyota está trabalhando em parceria com as associações para implantação do método TPS (Sistema de Produção Toyota) que visa ajudar na divisão de tarefas e diminuir o tempo de espera do cliente final, o sr. Celso Simomura comenta sobre a parceria “Estamos enfrentando um desafio muito grande, temos duas gerações diferentes trabalhando, os mais velhos, que costumam trabalhar nos modos da cultura japonesa, de forma mais tradicional e os mais jovens, nossa ideia é auxiliar no preparo para que seja reduzido o desperdício de alimentos e também reduza o tempo de espera na praça de alimentação”, ele ainda ressalta que a expectativa é que o tempo de espera na praça de alimentação diminua.

O sr. Toshio ainda comenta que conhece de perto os métodos de trabalho da Toyota, dos seus anos de experiência com a indústria e diz que “Este ano foi a primeira vez que tentamos introduzir esse método de TPS (Sistema de Produção Toyota) porque estamos com um evento grande, é a comemoração dos 110 anos da imigração japonesa e temos estimativa de mais de 80% do publico visitar o evento principalmente pela praça de alimentação, nossa ideia é que o tempo médio de espera seja menor”, ele ainda comenta que para isso as mesas estão espalhadas, visando dispersar mais o público e melhorar o fluxo na área.

Mais uma novidade para essa edição é que pela primeira vez a Ikesaki está na lista de participante do evento, o sr. Hirofumi Ikesaki comenta que está é a primeira vez também que a loja participa de um evento com consumidores finais “Os 110 anos da imigração é um evento muito especial para nós e estamos juntos nessa”, ele finaliza convidando a todos presentes para conhecerem o estande da empresa.

Abaixo deixamos mais informações sobre o 21º Festival do Japão que acontece nos dias 20, 21 e 22 de julho no Expo São Paulo.

21º Festival do Japão 2018

Quando: 20 a 22 de julho de 2018
Horários:

  • 20/07 – sexta – 12 às 21 horas
  • 21/07 – sábado – 9 às 21 horas
  • 22/07 – domingo – 10 às 18 horas

Onde: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5. São Paulo–SP
Informações: www.festivaldojapao.com