Tóquio, a capital da diversidade

Visão de Tóquio pela ilha de Odaiba.

A mais populosa província japonesa, Tóquio também é o centro econômico e financeiro do Japão. Lá estão os escritórios centrais das grandes corporações japonesas, bancos e indústrias. A cidade de Tóquio originalmente era uma pequena aldeia de pescadores chamada Edo e tornou-se a capital do império em 1868.

O Palácio Imperial, onde vive o imperador Akihito e a imperatriz Michiko, abre suas portas ao público somente duas vezes ao ano: dia 23 de dezembro, aniversário do imperador, e 2 de janeiro, Ano-Novo.

A capital japonesa é a síntese do Japão que alia tradição e modernidade. A moda de rua está em Harajuku, as grifes internacionais em Ginza, os games e eletrônicos e cultura pop estão em Akihabara e a alta gastronomia em Akasaka. Sem contar a efervescente vida nortuna de Shinjku e Roppongi, o toque tradicional de Akasaka e os museus e parques de Ueno.

Programa imperdível

Entrada do Templo Sensoji

Um chochin (lanterna) gigante recebe os visitantes na entrada principal do templo Sensoji, localizado no bairro de Asakusa. A rua que leva ao templo é um paraíso do consumo: barraquinhas enfileiradas vendem de tudo: hagoitas, yukatas, souvenires, comida. Nos arredores do templo acontece o Sanja Matsuri, um dos festivais mais populares do arquipélago.

Para comer

Foi em Edo que surgiu o primeiro niguirizushi, aquele sushi feito com as mãos e que leva o peixe sobre o arroz. Assim, estando de passagem na capital japonesa, nada melhor que experimentar o delicioso bolinho de peixe cru. A cidade oferece desde kaitenzushis em cada esquina até restaurantes três estrelas do Guia Michelin.

Curiosidades

A torre de Tóquio tem 333 metros de altura, 13 a mais que a Torre Eiffel, de Paris. Uma das referências da cidade, abriga antenas de TV e de emissoras de rádio. Como se trata de um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade aparece constantemente em mangás e animes.

Duas tragédias devastaram Tóquio: o Grande terremoto de Kanto, em 1923 e os bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial em 1945. A capital japonesa se reergueu e foi a sede das Olimpíadas de 1964.

Informações sobre Tóquio

Nome: Tóquio
Capital: Shinjuku
Localização: oriente da ilha principal Honshu, centro do Japão
Área: 2.187.08 km²
Site oficial de turismo em Tóquio (em inglês): www.gotokyo.org/en/

No Brasil

Sociedade Amigos de Tóquio
Endereço: Av. Paulista, 807, cj. 1.922, 19º andar – Cerqueira César, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3254-3540

Leia também:

.: Desvendando Tóquio

.: Conhecendo Ginza

.: Conhecendo Harajuku

.: Conhecendo a ilha artificial de Odaiba

 

Conteúdo publicado originalmente na edição 141 da revista Made in Japan.

Você pode se interessar também por...